Professor do CT conquista Prêmio ANPET de Produção Científica

Pablo Brilhante de Sousa, docente do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, do Centro de Tecnologia da UFPB, teve artigo selecionado como um dos dez melhores trabalhos de produção científica de 2014 no 28º Congresso da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes (ANPET).

O evento é um dos mais importantes da área no País e a edição deste ano aconteceu em Curitiba (PR), entre 24 e 28 de novembro passado.

O artigo intulado “Análise de Fatores que Influem no Uso da Bicicleta para Fins de Planejamento Cicloviário” foi premiado na área temática “Modelos e Técnicas de Planejamento de Transportes”.

O estudo apresenta um modelo que auxilia gestores públicos a avaliarem e planejarem a implantação de ciclovias e ciclofaixas em áreas urbanas. O trabalho foi desenvolvido juntamente com o professor Eiji Kawamoto, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). Os autores consideraram a demanda crescente por melhores condições de locomoção para os usuários não-motorizados nas cidades brasileiras.

De acordo com Sousa, as áreas de planejamento de transporte dos municípios vêm se deparando com um interesse popular cada vez maior no uso da bicicleta e da caminhada - tanto para a locomoção ao trabalho ou escola, como para saúde e recreação. Além disso, são alternativas ao uso do automóvel ambientalmente seguras e convenientes.

O professor Pablo Brilhante de Sousa se declarou honrado com o reconhecimento. “Foi a última orientação de Doutorado do professor Eiji Kawamoto, pois ele está se aposentando. Isso me deixa muito lisonjeado e premia brilhantemente sua carreira de docente”, comentou Sousa.

Ascom - Reitoria (Rita Ferreira)