Filmes realizados nas décadas de 40 e 50 nos Estados Unidos fazem parte da temática do livro “Cinema Noir. A sombra como experiência estética e narrativa”, de autoria do professor Bertrand Lira. Esse livro será lançado nesta quinta-feira (8), às 19h, no Cine Banguê do Espaço Cultural. É um lançamento da Editora UFPB e tem capa de Rildo Coelho. Na oportunidade haverá a exibição do filme “Rebecca, a mulher inesquecível”, de Alfred Hitchcock, cópia restaurada. O livro e o filme serão apresentados pelo crítico de cinema João Batista de Brito.
O evento é uma promoção do Cine Banguê da Funesc, Grupo de Estudos em Cinema e Audiovisual (Gecine), Departamento de Mídias Digitais (Demid) e Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/CCHLA/UFPB), Campus de João Pessoa.
Sobre o livro:
“Cinema Noir. A sombra como experiência estética e narrativa”, de Bertrand Lira, analisa cinco filmes do gênero noirs: “Relíquia macabra” (O falcão maltês), de John Huston (1941); “Envolto nas sombras” (1946), de Henry Hathway; “Almas perversas” (1945) e “Maldição” (1950), de Fritz Lang; e “A marca da maldade” (1958), de Orson Welles, realizados entre os anos 40 e 50 nos Estados Unidos. São filmes reconhecidamente do gênero noir e caracterizados, sobretudo, pelos enredos sombrios, em consonância com a iluminação expressionista.
Sobre o autor:
Bertrand Lira é professor associado do Departamento de Comunicação em Mídias Digitais e do Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGC) da UFPB e coordenador do Grupo de Pesquisa em Cinema e Audiovisual (Gecine).
Realizador, dirigiu diversos documentários de curta, média e longa-metragem em super-8, 16mm e vídeo (“Bom dia Maria de Nazaré”, “O senhor do engenho”, “Crias da Piollin”, “Homens”, “O rebeliado” e “O diário de Márcia”, entre outros), premiados em festivais no Brasil e no exterior, entre eles o JVC Grand Prize do 26º Tokyo Vídeo Festival e o Excellence Award do JVC Tokyo Vídeo festival de 2004.
Realizou estágios em documentário no Atelier de Réalisation Cinématographique (VARAN) em Paris (1982 e 1986).
É autor dos livros “Fotografia na Paraíba: Um inventário através do retrato (1850-1950)” (1997), “Luz e Sombra: significações imaginárias na fotografia do cinema expressionista alemão (2013)” e “Cinema Noir: a sombra como experiência estética e narrativa” (2015).
Contatos pelo telefone: (83) 3216-7925.
Foto de Bertand Lira: Saullo Dannylck.