Professor do Demus da UFPB lança livro sobre violoncelo

O lançamento será nesta quinta-feira (22), às 18h30, em Natal – RN; Violoncelo XXI é resultado de parceria entre a UFPB, UFRN e USP

Será lançado nesta quinta-feira (22), às 18h30, no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, o livro “Violoncelo XXI”. A obra consiste de estudos contemporâneos para o instrumento, além de técnicas expandidas requeridas por vários compositores. O livro é organizado pelos professores Felipe Avellar de Aquino, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Fabio Presgrave, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Teresa Cristina Rodrigues, da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp),

Dimitri Cervo, Rogério Luiz Moraes Costa e Mauricio De Bonis são alguns dos 12 compositores abordados pelo livro. O lançamento contará com a participação de Fabio Presgrave, Felipe Aquino, Brinton Smith (professor da RICE University) e Silvio Ferraz (Unicamp), que assina o prefácio do livro. Será um recital de lançamento, com a performance de algumas das composições contidas no livro. “No início do próximo ano realizaremos concertos de lançamento aqui na UFPB e em São Paulo”, afirmou Felipe Aquino.

De acordo com Felipe Aquino, professor do Departamento de Música (DeMus) da UFPB, trata-se de uma obra que retrata a parceria entre compositores e intérpretes, já que são apresentadas 12 novas composições escritas para violoncelo, especialmente para este livro, por alguns dos mais destacados compositores do cenário musical brasileiro. “Cada obra é precedida por um texto minucioso, cuja abordagem engloba os aspectos interpretativos das peças, incluindo técnicas de execução e produção dos efeitos sonoros e expressivos”, ressaltou.

Aquino acrescentou que “Violoncelo XXI” também pode ser considerado de cunho didático, pois tem como proposta apresentar as diversas vertentes da linguagem da música contemporânea para os jovens alunos do violoncelo. O livro é resultado de um projeto apoiado pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, em parceria com a UFRN e USP. A previsão é de que até janeiro de 2013, sairá uma versão e-book, bilíngue, que está sendo traduzida pelo professor de violoncelo da USP.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho