Professor do Instituto Rio Branco profere aula magna no Campus I

A aula magna da abertura do semestre 2017.1 do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (PPGCJ/UFPB) acontece nesta quinta-feira (18), às 9h30, na sala Multimídia no Centro de Ciências Jurídicas (CCS) no Campus de João Pessoa. O tema “O Mercosul: Desafios e Perspectivas” será abordado pelo professor Jorge Fontoura, professor e atual presidente do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul (Mercado Comum do Sul).

O professor Jorge Fontoura é doutor em direito internacional pela Universidade de Parma, Itália, e pela Universidade de São Paulo, USP; atua na área jurídica como professor, advogado, árbitro comercial internacional e consultor. Como docente, é professor titular e examinador de concurso de ingresso ao Curso de Preparação à Carreira de Diplomata do Instituto Rio Branco, em Brasília, onde também atua como professor da disciplina Direito de Integração, Solução de Controvérsias Internacionais e Arbitragem.

Como docente, tem atuado em bancas de mestrado e de doutorado em universidades estrangeiras e brasileiras, como na Universidade de São Paulo, na Universidade de Brasília e na Universidade Federal do Paraná. Foi ainda coordenador cientifico do “Primeiro Encontro de Cortes Supremas do Mercosul”, no Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (PPGCJ/UFPB) teve início em 1996, com a implantação e o reconhecimento pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Curso de Mestrado em Ciências Jurídicas, com área de concentração em Direito Econômico. Em 2005, com a aprovação da proposta de Mestrado em Direitos Humanos pelo Edital de Financiamento da Fundação Ford (Convênio UFPB, Fundação Ford e Fundação Carlos Chagas), foi implantada a segunda área de concentração: em Direitos Humanos.

Outras informações e detalhes no endereço eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (PPGC): http://www.ccj.ufpb.br/pos.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo