Professor e pesquisador da UFPB lança o livro Paraíba

O professor Giovanni Seabra lançou, na tarde desta terça-feira (22), no auditório da Reitoria, o livro Paraíba que traz o resultado de 15 anos de pesquisa.

A solenidade foi aberta com uma cantoria e declamação de versos pelos poetas Marco de Aurélio e Pedro Soares. Em seguida Marco de Aurélio fez a apresentação da obra para os presentes e destacou a alegria por estar presente ao lançamento do livro. “Giovanni é quase um Dom Quixote nessa coisa bonita que é a nossa região. Ele nos capacita a sermos recebedores dessas coisas reais que existem na Paraíba, principalmente o valor humano do seu conhecimento”, destacou.

A Coordenadora de Projeto de Preservação e Disponibilização do Acervo produzido pelo Conselho Deliberativo da Sudene, Ângela Nascimento, falou em nome da entidade. Segundo ela, “a obra é basilar não só para a Universidade, mas é uma obra obrigatória para a escola fundamental e do ensino médio”. Ângela falou da honra em representar a Sudene e pelo fato também de ser professora.

O professor Giovanni da pesquisa para constituir o livro Paraíba e os relatos registrados que “reúnem uma vida paraibana, não tão seca, mas vivida por mim que sou pernambucano. Este é um estado extraordinário. É uma satisfação poder abraçar a colhida da Paraíba e dos paraibanos”, finalizou.

A professora Margareth ressaltou que “Paraíba é um livro de amor ao nosso Estado. A nossa instituição se orgulha de ter, em seu quadro, o professor e pesquisador Giovanni Seabra”.
O livro Paraíba apresenta uma agenda positiva para o estado, apontando as virtudes embutidas da terra e do homem paraibano, potencialmente promissoras para o aproveitamento das riquezas adormecidas e esquecidas.

A obra contém 352 páginas, com dezenas de mapas, tabelas e imagens acompanhadas de textos explicativos, que apresentam os resultados de 15 anos de pesquisa e outros três para elaboração do texto final. Os temas abordam a história e formação do estado paraibano no contexto geográfico, os jogos do poder, geoecologia da paisagem, cenários econômicos, meio ambiente, desenvolvimento, cultura e turismo.

Professor Associado da UFPB, vinculado ao Departamento de Geociências, Giovanni Seabra é Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo-USP, Pós-Doutor em Geologia Sedimentar e Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco –UFPE, com mestrado em Geografia também na UFPE.

Ascom - Bob Vagner (foto: Oriel Farias)