Professor e técnico-administrativo da UFPB são premiados por revista europeia

“A melhor arte e a melhor colorização”. Essas foram as premiações concedidas pela revista portuguesa H-alt, que circula em toda Europa, ao professor Alberto Pessoa, do Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (DEMID/UFPB), e ao técnico em artes gráficas, Alexandre Câmara, da Editora UFPB, respectivamente.

A premiação ocorreu devido à participação de Alberto Pessoa como desenhista da história em quadrinhos (HQ) “Mancha Maldita”, escrita pelo português Sérgio Santos. A história fala de uma invasão viking com o auxílio de uma bruxa. Já Alexandre Câmara foi premiado como melhor colorista para a HQ “Vidas Reais”, desenhada também por Alberto Pessoa.

A Revista H-alt – Banda Desenhada (BD), ou HQ, conta com a participação de autores de países europeus. O prêmio foi concedido por um júri qualificado do Festival Internacional de BD, da cidade de Amadora, em Portugal.

O professor Alberto Pessoa tem programado o lançamento do Álbum “Primas”, colorizado para o mercado norte-americano. Alexandre Câmara atualmente está finalizando a adaptação para a linguagem de um conto de terror, ainda sem título, escrito por Lucas Freitas. Alberto e Alexandre têm agendado para este ano o lançamento do Cordel “Reviravolta”, com o selo da Editora “Marca de Fantasia”.

Perfil - Alberto Pessoa publicou o álbum de HQ “Medo” e o livro “A linguagem dos quadrinhos”. Além de professor, ele é também pesquisador do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba. No seu estágio Pós-Doutoral em Sociologia pela UFPB, sob a supervisão da professora Lorely Garcia, desenvolveu a pesquisa “Nas Armadilhas do Desejo”, que resultou no livro em HQ intitulado “Primas”, que conta as histórias reais de mulheres profissionais do sexo, no Litoral Norte e Brejo paraibano. Publicada em preto e branco, “Primas” foi indicada pelo prêmio HQ Mix como Melhor História em Quadrinho erótica em 2016.

Alexandre Câmara, graduado em Desenho Industrial, trabalhou como arte-finalista em agência de publicidade e foi professor de fotografia pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP). Hoje, é técnico em artes gráficas da Editora UPPB, colaborador do projeto de extensão de produção em animação 2D intitulado “Experimento Anima” e do Grupo de Produção de HQs do DEMID/UFPB, onde investiga e produz ilustrações e textos baseados na linguagem de cordel.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral