Professor Fernando Melo é homenageado pelo seu centenário de nascimento

Em comemoração aos seus 100 anos de nascimento, o Professor Emérito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Fernando Melo do Nascimento,  recebe  uma série de homenagens a partir desta segunda-feira (23). Promovidas pelo Centro de Ciências Agrárias (CA) da UFPB, campus de Areia, o Instituto de Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP) e familiares, as homensagem iniciam com um coquetel de lançamento, na Academia Paraibana de Letras (APL),  às 19h, da  3ª. edição do romance agropecuário ‘Cupim de aço’  e outros trabalhos do autor.

As homenagens aos 100 anos de nascimento de Fernando Melo do Nascimento, falecido em 3 de julho de 2002, prosseguem nesta quinta-feira, às 9 horas, com aposição da placa de formatura no Centro de Ciências Agrárias, campus II, em Areia, antiga Escola de Agronomia do Nordeste, e na sexta-feira às 17 horas, no Centro de Estudos Jurídicos e Sociais (CEJUS), haverá uma solenidade do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP).

Breve Histórico

Nascido em João Pessoa, Fernando Melo do Nascimento foi cofundador e redator da ata de fundação, em 1931, do Botafogo Futebol Clube e cofundador do primeiro Diretório Acadêmico da Escola de Agronomia do Nordeste, atual Centro de Ciências Agrárias da UFPB.

Formado em agronomia, tornou-se professor do Curso Superior da Escola de Agronomia do Nordeste, tendo sido posteriormente, por aprovação em concurso público, agrônomo no Ministério da Agricultura.

Doutor e livre-docente em Agricultura Especial e Genética pela Escola Nacional de Agronomia, foi convidado a fazer parte de um grupo de intelectuais responsáveis pela elaboração do 1º Plano Diretor e pela fundação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – Sudene, sob a liderança de Celso Furtado, no Recife.

Em 1960, Fernando Melo ingressa na UFPB onde foi professor e Estatística e Titular de Administração Rural, Coordenador do Mestrado em Administração, Presidente do Conselho Curador e Diretor do Instituto Central de Matemática.

Fernando Caldeira - Ascom/UFPB