Professor Giuseppe Tosi recebe título de Cidadão Paraibano na UFPB

Na manhã de 16 de março, o professor Giuseppe Tosi foi agraciado com o título de Cidadão Paraibano, concedido pela Assembleia Legislativa da Paraíba, em sessão solene realizada no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I. O deputado estuadual Anísio Maia (PT) foi o autor da proposta.

Em um auditório repleto de alunos e servidores, docentes e técnico-administrativos, Tosi recebeu diversas homenagens. A reitora Margareth Diniz exaltou a trajetória do professor, de origem italiana e que vive no Brasil desde 1981. Tosi é docente da Universidade há quase 30 anos, sempre atuando na área de Direitos Humanos.

“É uma honra para a UFPB que o professor Giuseppe Tosi seja reconhecido como o cidadão paraibano que é. Ficamos ainda mais felizes que a cerimônia seja realizada na nossa casa. Sua trajetória como educador, suas ações no ensino, na extensão e na pesquisa só engrandecem nossa Universidade”, enalteceu a reitora.

O deputado Anísio Maia também reverenciou o trabalho do homenageado, a quem chamou de Embaixador dos Direitos Humanos na Paraíba. “Esse é um título que homenageia Giuseppe Tosi, mas que também homenageia a Paraíba. A preocupação com os Direitos Humanos é cada vez mais atual. Tosi cumpriu seu papel no brejo paraibano e depois em João Pessoa para que os Direitos Humanos fossem uma bandeira respeitada”, defendeu.

Para Tosi, a cerimônia de concessão do título de cidadão paraibano é uma responsabilidade. “Eu e minha esposa fomos muito bem recebidos pelos paraibanos desde que chegamos aqui. Queremos devolver à Paraíba um pouco do que ela nos deu”, afirmou. “Os Direitos Humanos entraram na universidade pela extensão e sempre houve a preocupação de que ficasse preso no campus”, disse em entrevista antes do evento.

Sobre acontecimentos recentes, como a morte da vereadora carioca Marielle Franco (Psol), o professor acredita que os militantes de Direitos Humanos não estão conseguindo desconstruir o discurso que setores conservadores fazem sobre o assunto. “É impossível a existência de uma sociedade que não tenha como base os Direitos Humanos”, defendeu.

Trajetória

Giuseppe Tosi é professor do Departamento de Filosofia, do centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, onde ingressou em 1989. Foi o fundador do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da instituição, em 2007, e um dos criadores do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, que coordenou nos quatro primeiros anos. Tosi também foi membro da Comissão de Direitos Humanos da universidade, na década de 1990. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas do CCHLA.

ACS | Lis Lemos