Professor lança livro sobre invasão biológica na flora nativa

A solenidade de lançamento da obra de Leonaldo Alves de Andrade do Centro de Ciências Agrárias da UFPB será nesta quarta-feira (6), às 16h30, no Campus II

O Professor Leonaldo Alves de Andrade do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB) vai lançar nesta quarta-feira (6), às 16h30, na Biblioteca do CCA, em Areia, o livro intitulado “Plantas Invasoras: Espécies Vegetais Exóticas Invasoras da Caatinga e Ecossistemas Associados”.

Segundo professor Leonaldo Alves ”esta obra marca o encerramento do Projeto de Intercambio Cientifico que mantivemos durante três anos com a Universidade de Coimbra, Portugal”. No âmbito deste Projeto, cinco estudantes de Doutorado do CCA foram enviados em Missão de Estudo a Coimbra e dois estudantes de Graduação ainda se encontram em Portugal.

Leonaldo Alves ressalta que “trata-se uma obra onde fizemos a apresentação das espécies invasoras com as quais estamos trabalhando. Seu conteúdo de fácil acesso e fartamente ilustrado, facilita o uso não apenas pelos técnicos, professores e estudantes, mas também pela população em geral, que pode ter nessa obra uma referência para conhecer o fenômeno da Invasão Biológica por espécies vegetais e identificar espécies que já causam sérios impactos sobre a fitodiversidade autoctone (flora nativa) de nossa região”.

O professor Leonaldo Alves de Andrade possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado e Doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba, Campus II – Areia, onde desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Criou e Coordena o Laboratório de Ecologia Vegetal e Lidera o Grupo de Pesquisa. Tem experiência na área de Botânica Aplicada, atuando principalmente na caatinga e ecossistemas associados, com ênfase nos seguintes temas: fitossociologia, sucessão ecológica, invasão biológica por espécies exóticas em ecossistemas terrestres, viveirismo e silvicultura conservacionista (utilizando espécies nativas), matas ciliares e gestão ambiental.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCA