Professor publica livro sobre teoria dos valores humanos

Valdiney Veloso Gouveia, professor do Departamento de Psicologia do CCHLA da UFPB, descreve no livro a teoria funcionalista dos valores humanos

O professor da Universidade Federal da Paraíba Valdiney Veloso Gouveia publica livro que descreve a Teoria dos Valores Humanos Básicos – Fundamentos, Aplicações e Perspectivas.  No livro ele expõe a teoria funcionalista dos valores humanos que conta com evidências empíricas com mais de 60 mil pessoas do Brasil e outros 20 países (incluindo Alemanha, Argentina, Espanha, Filipinas, Noruega, Portugal, Macedônia, Nova Zelândia).

Este trabalho é fruto de mais de uma década dedicada ao tema, contando com os colaboradores do grupo de pesquisa Bases Normativas do Comportamento Social (BNCS) (http://vvgouveia.net). Na obra o professor Valdiney Gouveia procura fundamentar sua concepção dos valores humanos, reunindo elementos biológicos e sociais, mostrando como os valores surgem e se modificam ao longo do tempo, permitindo a coexistência social e a explicação do comportamento humano.

Professor Valdiney Veloso Gouveia
Possui Licenciatura (1989) e Formação (2005) em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, Especialização em Psicometria (1993) e Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho (1991) pela Universidade de Brasília e Doutorado em Psicologia Social (1998) pela Universidade Complutense de Madri.  Professor Titular de Psicologia Social na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Autor da teoria funcionalista dos valores humanos, publicou dezenas de artigos, capítulos e livros sobre este tema e aspectos correlatos, como personalidade, bem-estar subjetivo, atitudes ambientais, comportamentos pró e antissociais e individualismo-coletivismo. Fundou e coordena o grupo de pesquisa Bases Normativas do Comportamento Social (BNCS).

Os interessados podem adquirir o livro diretamente na internet

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria