Professor Rabenhorst é empossado Vice-Reitor da UFPB

Em solenidade concorrida realizada na Sala dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS), foi empossado na tarde desta quarta-feira (19) no cargo de Vice-Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o ex-Diretor do Centro de Ciências Jurídicas do campus I (CCJ), professor Eduardo Ramalho Rabenhorst.

Com as presenças do ex-Reitor da instituição, Neroaldo Pontes de Azevedo, de todos os pró-Reitores, Diretores de Centro, do Presidente do Sindicato dos Servidores, professores, funcionários e alunos, a posse do Vice-Reitor contou com uma apresentação musical da Orquestra Camerata UFPB.

Saudação

Coube ao Dr. Marcílio Toscano Franca Filho, Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e professor da UFPB, o discurso de saudação ao empossado: “Eduardo Rabenhorst foi sempre exemplar como professor e orientador: suas lições cuidadosas; seu comportamento sério e comprometido com o rigor da filosofia, com a ética e com a linguagem; a forma criteriosa com que conduzia sua cátedra e seu labor; a coragem de ser fiel a si mesmo, em tempos de fidelidades outras, impessoais e decadentes; tudo isso moldou a imagem em que pretendi me espelhar, para usar um tema que lhe é tão caro. Quiseram as moiras que a espiral do tempo desse mais alguma voltas e estivéssemos de novo reunidos hoje, nesta sessão solene, agora eu também na condição de professor da Faculdade de Direito e ele na de Vice-Reitor de minha Universidade”, disse, para arrematar: “Aliás, permitam-me fazer um registro linguístico: não creio que seja o professor Eduardo Rabenhorst quem toma posse, hoje, na Vice-Reitoria da UFPB. É, sim, a Vice-Reitoria que toma posse do filósofo, capaz das perguntas mais contundentes, das dúvidas mais desconfortantes, das questões mais improváveis.”

E concluiu: “Não creio que uma visão deturpada de autonomia pode perseverar quando um filósofo e também jurista ocupa uma cadeira na sua direção. Aliás, qualquer visão deturpada de autonomia não há de prosperar quando se unem dois professores doutores – uma, doutora nas coisas do corpo, e outro, doutor nas coisas do espírito – que juntos são capazes de definir os limites do homem e de sua analogia, as fronteiras das pessoas artificiais como o é a autarquia universitária.”

Vice-Reitor

Em seu discurso de posse, o Vice-Reitor pontuou que “para a UFPB, o momento é de reunir esforços; criar pontos de diálogo entre os diversos atores e setores para vencer os desafios que se apresentam. Não basta inventar oximoros tão belos quanto destituídos de sentido. Não basta falar de direitos quando o bem a ser moral ou juridicamente protegido já está definitivamente perdido. Um dos maiores reptos que se apresenta à nova gestão é efetivamente dar condições de trabalho à reitoria, pois sem o aperfeiçoamento das atividades-meio não poderemos melhorar as atividades-fim. Na outra ponta, necessitaremos revitalizar nosso corpo de professores e de servidores técnicos, oferecendo condições de aprimoramento intelectual e profissional, melhorando a qualidade de vida, mas também exigindo o retorno na forma de trabalho sério e responsável.”

Reitora

Finalizando a concorrida solenidade de posse, foi a vez da Reitora Margareth Diniz usar a palavra: “Quero declarar a minha mais completa confiança no nosso projeto. Quero registrar a minha imensa satisfação de aqui ter finalmente chegado para trabalhar, na companhia da capacidade acadêmica e administrativa, emblematicamente expressa no filósofo, jurista e professores que o senhor representa”, disse.
E concluiu: “não há nada que mais estreite dois corações do que haverem chorado juntos – que quero prenunciar que não há nada que mais estreite os corações nossos, da nossa equipe e de todos que fazem a UFPB, do que as alegrias que haveremos de viver juntos.”

Ascom/Reitoria