Professor Sérgio Botton faz palestra no CCHLA/Campus I

“O Golpe de 2016 e o Rural Brasileiro” é o tema da palestra que será realizada nesta quinta-feira (2), às 9h30, na sala 422, Bloco A, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB), Campus I. O evento faz parte da programação do “IV Veredas do Patrimônio – Margens, Imagens e Fluxos”, coordenado pelas professoras Luciana Chianca e Rita de Cássia Santos da UFPB.

A palestra terá como convidado o professor Sérgio Botton Barcellos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG-RS) e como debatedora Patrícia Ramiro do Departamento de Ciências Sociais da UFPB.

O evento é uma realização do Patrimônio, Memória e Interatividade (PAMIN), Grupo de Estudos Culturais (GEC), Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) e tem o apoio da UFPB, CCHLA, Departamento de Ciências Sociais (DCS), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Ministério da Cultura.

Sérgio Botton Barcellos

Professor Adjunto na área de Sociologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Docente no Curso de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Sociologia na UFPel. Doutor e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) com intercâmbio na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) - Espanha nos temas de migração e diversidade étnica. Possui Especialização em Educação Ambiental e Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordena o Grupo de Pesquisa Dinâmicas Políticas, Estado e Movimentos Sociais - DIPEM/FURG. Atua em assessorias e pesquisas nas seguintes áreas: Políticas Públicas; Conflitos Socioambientais; Sociologia Rural e Ambiental; Agricultura Familiar e Economia Solidária; Juventude; Estudos sobre migração e estratégias de mobilidade; Educação ambiental com enfoque em cidadania e interdisciplinaridade; e assessoria em projetos de políticas públicas e de desenvolvimento rural.

Patrícia Alves Ramiro

Pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) no Centre de Sociologie Européenne (CSE) com a colaboração do profofessor Dr. Afrânio Garcia Júnior. Graduação (1997) e mestrado em Ciências Sociais (2001). Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - SP (2008). Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba. Foi professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD-MS). É co-lider de dois Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq - Gênero, Identidade e Memória e Meio Ambiente e Cultura. Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: sociabilidade rural, assentamentos rurais, cultura, identidade, patrimônio cultural, pluriatividade e turismo no espaço rural.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria