Em comemoração ao dia do Museólogo, o Museu do Homem do Nordeste e a Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundação Joaquim Nabuco promovem o seminário “Novos Horizontes na Museologia Brasileira”. O seminário acontece na sede da Fundação Joaquim Nabuco, Rua Henrique Dias, 609 – Derby, Recife, nesta terça-feira (18), às 19h, com entrada gratuita.
O seminário conta com a presença de três pesquisadores da área da Museologia. A Professora Luciana Ferreira da Costa, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutora em História e Filosofia da Ciência, abrirá as conferências dos pesquisadores convidados com apresentação dos resultados de investigação sobre cenários da Museologia Brasileira no século XXI. Átila Tolentino, Mestre em Sociologia, irá expor a construção das memórias e identidades representadas na narrativa expositiva do Museu Comunitário Vivo Olho do Tempo. Já Hugo Menezes, Doutor em Antropologia Cultural, trará reflexões sobre o neoliberalismo e a gestão do Museu do Amanhã.
Na ocasião será apresentado o Curso de Especialização em Museus, Identidades e Comunidades, proposto pelo Museu do Homem do Nordeste e pela Escola de Inovação e Políticas Públicas, com inscrições abertas até o dia 1º de fevereiro de 2019. Haverá, também, lançamentos dos livros "Espaços que suscitam sonhos: narrativas de memórias e identidades no Museu Comunitário Vivo Olho do Tempo", de Átila Tolentino e Mónica Franch, e "Museologia no Brasil, Século XXI: Atores, Instituições, Produção Científica e Estratégias", da Professora Luciana Ferreira da Costa.
Mais informações pelos telefones: (81) 3073-6347 / 6227 / 6335 / 6368.