Professora da UFPB lança livro de ‘Estudo sobre Linchamento’

“Nesse trabalho tenho a pretensão de discutir a relação entre o estabelecimento da modernidade e a busca para constituir o uso legítimo da violência pelas práticas de Estado. Tendo como tese a impossibilidade de que a ‘realidade’, socialmente construída, possa concretizar a intenção do ideário da ‘ordem do bem comum, do progresso e da vontade geral’

, abordei o caso dos linchamentos e eles foram trazidos à tona como um exemplo da resiliente e rizomática vontade de potência.”

Assim, a doutora Luziana Ramalho Ribeiro, professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), inicia a apresentação de sua obra “... O que não tem governo...’: Estudo sobre Linchamento”, publicada pela Mídia Gráfica e Editora.

No livro de 248 páginas, Luziana Ramalho Ribeiro diz que “também construí uma crítica à invenção do objeto dito científico e ao corolário metodológico que visa ‘capacitar-nos’ a descobrir, analisar e apresentar resultados científicos. Os linchamentos nos acenam para uma tautologia entre a relação que se pensava superada entre religião, ‘Estado’ e sociedade, nos mostrando que ‘nós linchamos’ a vida considerada ‘impura’ e que o linchamento tem por função social evitar a escalada da violência.”

“ ‘...O que não tem governo...’: Estudo sobre Linchamento”, pode ser adquirido na livraria do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, do campus I – João Pessoa (CCHLA/UFPB).

Curriculo

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestra em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba/Campina Grande. Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunto nível II da UFPB. Experiência docente: disciplinas relacionadas à Sociologia (da saúde, educação, jurídica, comunicação) Filosofia (da educação, teoria política) Metodologia do Trabalho Científico, Família, Questão social. Estágio Supervisionado no Centro de Ressocialização Feminino Maria Júlia Maranhão e Presídio Sílvio Porto. Áreas de interesse: VIOLÊNCIAS: multidão; linchamento; encarceramento; adolescentes em conflito com a lei. Docente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas- NDHs/UFPB. DIRETÓRIO DE PESQUISA NO CNPQ: POLÍTICAS SOCIAIS, RISCO E COTIDIANO NO UNIVERSO INFANTO-JUVENIL.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo - estagiária)