Professora da UFPB recebe título de Cidadã Pessoense

Maria Lígia Malta Farias é coordenadora do curso de graduação em Direito do Centro de Ciências Jurídicas, no Campus I; ocupa a vice-coordenação do NCDH

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) concede, nesta quarta-feira (12), o Título de Cidadã Pessoense à professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Maria Lígia Malta Farias. A sessão solene foi proposta pelo vereador Lucas de Brito (DEM) e será realizada a partir das 15h, no Plenário da Casa Napoleão Laureano.

De acordo com o vereador, a professora Lígia teve participação atuante na formação superior de inúmeros Bacharéis em Direito da UFPB no campus de João Pessoa. Como coordenadora de projetos de extensão na instituição de ensino superior, tem contribuído para a promoção dos direitos humanos, além de coordenar atividades com jovens em 30 oficinas distribuídas por cinco bairros em João Pessoa (Róger, Varadouro, Geisel, Cristo e Alto do Mateus).

Como professora do curso de Direito da UFPB por mais de duas décadas, tem participado da formação de várias gerações de juristas, advogados, juízes, promotores e demais profissionais da área jurídica. Foi também Presidente da Comissão de Direitos Humanos da UFPB em 2003. “O protagonismo profissional da professora Maria Lígia tem impactado diversos setores da sociedade pessoense”, justifica o parlamentar.

Atualmente, Maria Lígia é coordenadora do curso de graduação em Direito do Centro de Ciências Jurídicas, no Campus I da UFPB; ocupa a vice-coordenação do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB; coordena o grupo de trabalho “Direitos Humanos, criança e adolescente” do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) da UFPB; coordena o Programa de Extensão, também na UFPB, intitulado “Direitos Humanos, Juventude e Segurança Humana”; e ministra as disciplinas de Direito da Criança e do Adolescente e Antropologia Jurídica e História do Direito no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da instituição.

Perfil -Nascida em 21 de maio de 1956, na cidade de Jaú (SP), mudou-se para João Pessoa, onde se formou em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1986. Em março de 1991, ingressou na UFPB, aprovada em concurso público de provas e títulos. Em 2003, concluiu o Mestrado pelo Programa de Pós - Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Câmara Municipal de João Pessoa