Professoras e mestrandos da UFPB lançam livro em Congresso no Campus I

"Dimensão jurídico-política da Reforma Psiquiátrica: limites e possibilidades" é o título do livro que será lançado no dia 3 de novembro, às 18h, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa. O livro é organizado por Ludmila Cerqueira Correia, professora do Departamento de Ciências Jurídicas do CCJ/UFPB (Curso de Direito de Santa Rita), e por Rachel Gouveia Passos, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A publicação será lançada no “IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental”, que será realizado de 2 a 4 de novembro no Campus I.

Com a contribuição de pesquisadoras, pesquisadores e extensionistas de diversas instituições, esse livro também reflete a experiência do Grupo de Pesquisa e Extensão Loucura e Cidadania da UFPB. Conta com capítulos de autoria das professoras Anna Luiza Castro Gomes (Departamento de Enfermagem – UFPB) e Ludmila Cerqueira Correia (Departamento de Ciências Jurídicas – UFPB), e dos mestrandos Olívia Maria de Almeida e Daniel Daltin Assis, do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB.

Esse livro é resultado da identificação coletiva da necessidade de pensar questões atuais que perpassam o cotidiano das pessoas que atuam no campo da saúde mental e atenção psicossocial no Brasil, seja nos espaços de atendimento, na pesquisa e extensão ou na militância política. Traz de forma inédita análises e reflexões de pesquisadores, trabalhadores e militantes do campo da saúde mental e atenção psicossocial sobre os desafios e também possibilidades para consolidar a Reforma Psiquiátrica Brasileira. As autoras e autores põem em relevo os fundamentos teórico-críticos e jurídico-políticos que possibilitam reflexões para os diversos sujeitos sociais e coletivos, para que seja possível aperfeiçoar a política de saúde mental mantendo-a na perspectiva da radicalidade da Luta Antimanicomial.

Ludmila Cerqueira Correia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília, no qual integra o Grupo de Pesquisa O Direito Achado na Rua (UnB). Professora adjunta na Universidade Federal da Paraíba, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão Loucura e Cidadania e integra o Grupo de Pesquisa Saúde Mental e Direitos Humanos (UFPB). Integrante do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Direito à Saúde e Família (UCSal), do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Socais (IPDMS) e da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP).

Rachel Gouveia Passos

Professora Adjunta do Curso de Serviço Social na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Doutora em Serviço Social pelo Programa de Estudos de Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo (2016), tendo realizado estágio doutoral na Universidade de Coimbra (Portugal) no período de fevereiro a agosto de 2015. Possui Mestrado em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2011), Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (2009) e graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente, é coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Estudo e Extensão em Serviço Social, Saúde Mental e Atenção Psicossocial (NUPESS/UFRRJ), professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense e está como pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/ Baixada Santista).

Contatos pelo telefone: (83) 3216-7878.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria