Professores da UFPB desenvolvem projeto em Queimadas

ImprimirImprimir

“Educação Emocional no chão da Escola: a Experiência de Queimadas/PB” é o projeto executado por professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) naquele município do agreste paraibano. O projeto é resultado de uma parceria entre o Núcleo de Educação Emocional do Centro de Educação (NEEMOC/CE) e a Secretaria de Educação do Município de Queimadas (Seduc).

 

O objetivo é o de sistematizar o conjunto de experiências desenvolvidas pelos professores na rede municipal de ensino de Queimadas, nos anos de 2017 e 2018. Compreende-se por experiência a identificação das aprendizagens críticas realizadas e os processos vivenciados no cotidiano escolar. O eixo norteador do projeto é identificar a existência ou não de elementos inovadores e qualificadores das práticas pedagógicas elaboradas nas escolas públicas a partir dos conhecimentos obtidos e das vivências realizadas na formação.  O Projeto de Extensão é Coordenado pelos doutores Elisa Possebon e Fabricio Possebon.

 

Em reconhecimento à atuação dos professores da UFPB, a Câmara Municipal de Queimadas entregou títulos de cidadãos queimadenses aos dois coordenadores do projeto. A autoria dos Projetos de Lei foi do vereador Ricardo Lucena, presidente da Câmara.

 

“Há um ano que a doutora, Elisa Possebon e também o doutor, Fabrício Possebon, vêm ministrando cursos de formação em Educação Emocional, realizando palestras, acompanhando as ações desenvolvidas junto à coordenação de Educação Emocional, além de incentivar os profissionais da Seduc. É notória a evolução desses profissionais, bem como dos alunos. Os nossos professores têm aplicado seus conhecimentos de Educação Emocional nas aulas e isso tem melhorado o rendimento dos nossos estudantes. Portanto, fizemos uma justa homenagem”, justificou Ricardo Lucena.

 

Elisa Possebon

A professora Elisa Possebon  possui Licenciatura em Pedagogia (1989),  Especialização em Pesquisa Educacional (1991) e Mestrado em Educação (1996) pela Universidade Federal da Paraíba. É facilitadora Didata de Biodanza e especialista em Educação Biocêntrica pela International Biocentric Foundation. É Titular do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, onde integra o Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000). Coordenou o Grupo de Trabalho Educação Popular da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação-ANPEd e foi diretora da Associação Nacional de Administração da Educação-ANPAE-seção São Paulo. Coordena o Núcleo de Educação Emocional do Centro de Educação da UFPB e o Grupo de Pesquisa Educação Emocional UFPB/CNPq. É autora de vários livros, dentre eles Educação e a Curva Pedagógica (2014), Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica (2012), Educação e Emoções (2014), dentre outros.

 

Fabrício Possebon

O professor Fabrício Possebom possui graduação em Letras: grego clássico e português pela Universidade de São Paulo (1999), graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), mestrado em Letras - Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2000, Batracomiomaquia - estudo e tradução) e doutorado em Letras pela UFPB (2007, O épico De Gestis Mendi de Saa de José de Anchieta). Professor associado do Departamento de Ciências das Religiões, Centro de Educação - UFPB. Atua no Grupo de Pesquisa RAÍZES - Religiões mediúnicas e suas interlocuções (UFPB/CNPq) e no Núcleo de Educação Emocional (NEEMOC). Atua também no Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (mestrado e doutorado, na Linha de Pesquisa "Espiritualidade e Saúde"), e no Programa de Pós-Graduação em Letras (colaborador, na Linha de Pesquisa "Tradição e Modernidade"). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, biênio 2018-2019. Seu interesse são as pesquisas em Espiritualidade, Práticas Integrativas de Saúde, Transcendência e Magia.

 

NEEMOC

É um espaço dedicado ao desenvolvimento teórico e metodológico da Educação Emocional. Para tanto, visa estabelecer parcerias com instituições que tenham como objetivo a promoção do bem viver e a cultura de paz. Considerando como eixos norteadores das atividades do NEEMOC o desenvolvimento da consciência emocional (próprias e dos demais), a aprendizagem do manejo das emoções, a compreensão das causas e consequências das emoções para o bem-estar subjetivo e para a saúde, pretende-se colaborar para o desenvolvimento das competências emocionais dos indivíduos, atentando para aspectos do autoconceito, autoestima, autoconfiança e autoaceitação, assim como da sociabilidade, clima social, trabalho em grupo e mediação de conflitos. 

 

Mais informações na página: www.ce.ufpb.br/neemoc; ou no NEEMOC - Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, Bloco PPGE – Andar Térreo, Cidade Universitária João Pessoa/PB, Brasil. CEP: 58051-900. 

 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: