Professores da UFPB ganham prêmio de inovação tecnológica

2º Prêmio WEG contemplou pesquisadores nas categorias pós-graduação e graduação; vai distribuir mais de 60 mil reais para os melhores trabalhos

O Grupo de Instrumentação e Controle em Estudo de Energia e Meio Ambiente (GPICEEMA), formado por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), conquistou o primeiro lugar (categorias pós-graduação e graduação) do 2º Prêmio WEG de Inovação Tecnológica. A premiação foi entregue no dia 30 de outubro.

Na categoria pós-graduação, o prêmio foi conquistado pelo professor Ruan Delgado Gomes, com o trabalho "Sistema Embarcado Integrado a uma Rede de Sensores sem Fio para Monitoramento de Motores Elétricos de Indução". O GPICEEMA é composto ainda pelos professores Marcéu Adissi (doutorando em Engenharia Mecânica pela UFPB) e Tássio Silva (mestrando em Engenharia Mecânica pela UFPB e tecnólogo em automação industrial pelo IFPB).

Os autores foram orientados pelo professor Abel Cavalcante Lima Filho (Departamento de Engenharia Mecânica da UFPB). O grupo contou, também, com o apoio dos professores Francisco Antônio Belo (Departamento de Engenharia Elétrica da UFPB) e Marco Aurélio Spohn (Departamento de Computação da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS).

O projeto

Trata-se do desenvolvimento de um sistema para monitoramento em tempo real de torque, eficiência e velocidade em motores de indução, empregando tecnologia de redes de sensores sem fio (RSSF).  Um sistema embarcado foi construído para adquirir sinais elétricos do motor e realizar processamento local para estimação das grandezas. Os valores calculados são transmitidos para uma estação base através de uma RSSF baseada no padrão IEEE 802.15.4. O trabalho está tendo continuidade através de financiamento da Eletrobrás e Distribuição Alagoas (CEAL).

A mesma premiação, na modalidade graduação foi recebida pelos alunos do Curso de Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa, José Diniz Neto e André Pedro Herculano, com o trabalho “Sistema Monofásico de Baixo custo Para Energia Eólica”. Os alunos tiveram a orientação professor José Artur Alves Dias.

WEG Equipamentos Elétricos S.A.

Criado para incentivar universitários para o desenvolvimento de soluções inovadoras para as áreas em que atua: Tração Elétrica; Fontes Renováveis de Energia; Smart Grid; Motores e Geradores Elétricos; Transformadores e Subestações de Energia; Drives, Sistemas de Controle e Acionamentos; e Tintas Industriais, o prêmio vai distribuir mais de 60 mil reais em prêmios para os melhores trabalhos nos temas Inovação em Produtos; Novas Aplicações e Processos de Produção.

O 2º Prêmio WEG de Inovação Tecnológica contempla duas categorias com julgamentos e premiações independentes: Graduação e pós-graduação.

É uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, que atua nas áreas de comando e proteção, variação de velocidade, automação de processos industriais, geração e distribuição de energia e tintas e vernizes industriais.

No país, o grupo tem sua sede e principais unidades industriais em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Suas demais fábricas estão espalhadas por: Gravataí (RS); Blumenau, Guaramirim, Itajaí e Joaçaba (SC);São Paulo, São Bernardo do Campo e Monte Alto (SP); Manaus (AM); Linhares (ES).

No exterior, a WEG possui unidades fabris na Argentina, México, Estados Unidos, Áustria, Portugal, África do Sul, China e Índia, além de instalações de distribuição e comercialização nos Estados Unidos, Venezuela, Colômbia, Chile, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, França, Espanha, Itália, Suécia, Austrália, Japão, Cingapura, Índia, Rússia e nos Emirados Árabes Unidos.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho