Professores da UFPB lançam livro sobre extensão popular

Com uma realização do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (Extelar), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (PPGE/CE), será lançado nesta quarta-feira (25) o livro “Extensão Popular: Educação e Pesquisa”. O lançamento acontece às 14h, no auditório do PPGE, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O livro é organizado pelos professores José Francisco de Melo Neto, do Departamento de Fundamentação da Educação do CE, e Pedro José Santos Carneiro Cruz, do Departamento de Promoção e Saúde do Centro de Ciências Médicas (CCM), e é uma publicação da Editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).

José Francisco de Melo Neto

Graduou­-se em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB ­ 1977) e Especializou- se em Química pelas Universidades: Estadual da Paraíba/Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1979. Graduou-­se em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB ­ 1997), com mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB ­ 1984) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ ­ 1996). Realizou programa pós-­doutoral na Universidade de São Paulo (USP ­ 2003). É professor titular da Universidade Federal da Paraíba, com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular, desenvolvendo atividades nos seguintes campos: Fundamentos Filosóficos e Análises de Experiências da Educação Popular em Movimentos Sociais e em programas e projetos de Extensão Popular, em especial, aqueles voltados à economia solidária popular.

Pedro José Santos Carneiro Cruz

Professor Adjunto do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (CCM/UFPB). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (2015), linha Educação Popular, da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular - EXTELAR (CNPq/UFPB) e do Grupo de Pesquisa Inéditos Viáveis em Educação Popular - GIV, sendo ainda membro do Grupo de Pesquisa Educação Popular em Saúde (CNPq/UFPB). É membro associado da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), onde é membro da Coordenação do Grupo Temático (GT) de Educação Popular em Saúde e é membro da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Graduado em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e Mestre em Educação (2010), linha Educação Popular, pela UFPB. A ênfase de sua atuação se dá nas áreas de Saúde Coletiva, Educação Popular em Saúde, Formação em Saúde, Formação Universitária, Educação Popular, Atenção Primária em Saúde, Extensão Universitária, Pesquisa Social, Nutrição em Saúde Pública e trabalho interdisciplinar. Trabalha na Coordenação do Programa de Extensão "Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica - PINAB" do DPS/CCM e DN/CCS da UFPB.

Contatos pelos telefones: (83) 3216-7242 e 3216-7140.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria