Professores do CCS da UFPB recebem prêmio em Brasília

A Menção Honrosa foi conferida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia aos trabalhos dos professores Leonardo Lopes e Maria Fabiana Bonfim de Lima

Leonardo Lopes e Maria Lúcia DragoneOs professores do Departamento de Fonoaudiologia do Centro de Ciências da Saúde/CCS da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Dr. Leonardo Wanderley Lopes e Drª. Maria Fabiana Bonfim de Lima Silva, receberam, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o prêmio de “Menção Honrosa” pelos seus trabalhos “Sotaque e Telejornalismo: evidências para a assessoria fonoaudiológica” e “Avaliação da qualidade vocal: abordagem metodológica para análise de grupos de juízes”, respectivamente. Os prêmios foram entregues durante o XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, realizado em Brasília entre os dias 31/10 e 03/11 do corrente ano.

O trabalho do professor Dr. Leonardo Lopes mostrou que os ouvintes são capazes de perceber diferenças entre a presença de sotaque regional e suavizado na fala de telejornalistas, e, além disso, preferem e atribuem valores positivos ao sotaque suavizado na fala desses profissionais, embora prefiram e atribuam valores positivos à comunicação do falante local com as características regionais do sotaque. Com esses dados, fornece uma base teórica e científica para o trabalho de suavização do sotaque no contexto telejornalístico, baseado não na impressão individual do fonoaudiólogo e em preconceitos linguísticos, mas nas expectativas do telespectador acerca da fala dos repórteres e apresentadores.Fabiana Bonfim de Lima Silva, Maria Lúcia Dragone e Zuleica Camargo

A professora. Dra. Maria Fabiana Bonfim juntamente com dois pesquisadores da Pntifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) – Professor Dr. Luiz Carlos Rusilo e a professora Dra. Zuleica Camargo – apresentou uma nova proposta de abordagem metodológica para análise de dados de um grupo de juízes (fonoaudiólogos) que avaliaram a qualidade vocal de amostras de professoras por meio do roteiro Vocal Profile Analysis Schemeadaptadopara o Português Brasileiro(VPAS-PB).Esse estudo mostrou que o tempo de formação no método (modelo fonético de análise da qualidade vocal) e no roteiro (VPAS-PB) é fundamental para a avaliação da qualidade vocal. Dessa forma, os achados encontrados reforçam o caráter multidimensional da qualidade vocal e a complexidade que envolve os julgamentos perceptivos relacionados à Voz, bem como a demanda por aplicação de treinamento e experimentos de percepção para seleção dos juízes.

Contato pelo telefone (83) 3216-7831.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria