Professores lançam livro digital sobre Educação Ambiental

Obra reúne textos em forma de cartilhas e trata da conservação e preservação da Mata Atlântica e Caatinga; lançamento acontece em Natal

‘Ações para Conservação e Preservação – Cartilhas para Educação Ambiental na Mata Atlântica e Caatinga’ é o título do livro digital organizado pelos professores Tarciso Cabral da Silva e Hamilcar José Almeida Filgueira do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (DECA/CT) e Maria Camerina Maroja Limeira do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a ser lançado no II Seminário Nacional sobre Áreas de Preservação Permanente em Meio Urbano APP Urbana - 2012, que acontece em Natal (RN), a partir desta quarta-feira (9) até sexta-feira (11).

Os organizadores da obra  reuniram textos em forma de cartilhas, “produzidos com o objetivo de facilitar a comunicação entre os agentes sociais que enfrentam questões ambientais no Brasil, em particular nos biomas Mata Atlântica e Caatinga”, conforme destacam em material de divulgação do livro e do evento.

O Seminário Nacional APPs Urbanas teve sua primeira versão realizada em São Paulo capital, em 2007, e integra o programa científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR). A ideia central dessa segunda edição é congregar pesquisadores, professores, técnicos e gestores públicos, além de estudantes e comunidade em torno do tema APPs Urbanas em seus diferentes aspectos, conflitos e perspectivas às cidades brasileiras.

‘Diversidade de Cidades e Diversidade Ambiental’, ‘Política Ambiental, Política Urbana e APPs nas Cidades Brasileiras’, ‘APPs Urbanas, Resistências e Justiça Socioambiental’ e ‘Manejo e Gestão Sustentável de APPs Urbanas’ compõem a programação de temas do Seminário Nacional. Mais detalhes sobre o encontro nacional no portal www.cchla.ufrn.br/appsurbanas/.

O livro digital ‘Ações para Conservação e Preservação – Cartilhas para Educação Ambiental na Mata Atlântica e Caatinga’, editado em CD-Rom, é uma publicação da Editora Universitária da UFPB, tem 99 páginas e, na opinião do diretor do Centro de Tecnologia, professor Clivaldo Silva de Araújo, trata-se de uma iniciativa que pode vir a ser de grande utilidade “para os que se dedicam à proteção da natureza, os planejadores da área agrícola, urbanística e de recursos hídricos, sob a ótica do desenvolvimento sustentável, e para os educadores ambientais”.

Mais informações sobre a obra no Laboratório de Recursos Hídricos do Centro de Tecnologia (LAHENA/CT) ou pelo telefone (83) 3216-7684.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do CT