Progep abre inscrições para capacitação em Libras para servidores

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A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/(UFPB) oferecerá curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), destinado a servidores docentes e técnico-administrativos da instituição, para promover a autonomia dos profissionais na comunicação com a pessoa surda.

 

De acordo com o edital, as inscrições para a capacitação poderão ser realizadas até o dia 20 de julho, através do preenchimento e do envio de formulário no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (Sigrh). Há 30 vagas disponíveis.

 

Podem participar os servidores em efetivo exercício, que não estejam usufruindo de licença ou afastamento. A certificação será concedida ao participante que obtiver média igual ou superior a 7,0 na avaliação e que cumprir no mínimo 75% da carga total do curso, que será de 40 horas/aula.

 

As aulas serão presenciais, ministradas às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no período de 24 de julho a 4 de setembro, no Centro de Desenvolvimento do Servidor Público (Cedesp), no campus I, em João Pessoa.

 

No primeiro dia de aula, o servidor deverá apresentar, ao coordenador do curso, a Ficha de Autorização para Capacitação, assinada e carimbada pela chefia imediata, disponível neste link.

 

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (83) 3216-7660/7350/7696.

 

 

Confira, abaixo, o conteúdo programático.

 

Unidade I – Conteúdo Teórico e Prático

A. As Pessoas com Deficiência (Definições, especificidades, direito, dentre outros aspectos)

B. Prática com o Alfabeto manual

C. Contextos Formais e Informais

D. Aspectos Culturais da Surdez

E. Números, cores, família, alimentos, higiene e saúde

F. Aspectos linguísticos da Libras (características desta língua)

 

Unidade II – Conteúdo Prático

A. Noções de tempo

B. Pronomes

C. Classificadores

D. Aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos aplicados ao aprendizado do vocabulário em LIBRAS

E. Prática de conversação com vocabulário básico das área de atuação profissional

 

 

Fonte: 
ACS | Pedro Paz
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