A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - Progep, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho - CQVSST, iniciou a convocação dos servidores técnicos-administrativos e docentes da UFPB para a realização dos exames médicos periódicos.
Ao longo de 12 meses serão chamados, por setor, todos os servidores ativos da UFPB que já tenham completado um ano de investidura no cargo. O objetivo é identificar e tratar agravos na saúde do servidor, provenientes ou não de seu ambiente de trabalho ou da atividade exercida.
Em geral, os exames deverão ser repetidos a cada dois anos, mas há situações em que a periodicidade será menor. Para servidores com idade superior a 45 anos, por exemplo, o intervalo será anual. Já os portadores de doenças crônicas e aqueles que operam com raios-X poderão realizá-los semestralmente. A oferta de alguns exames também varia conforme gênero e idade, como os oftalmológicos e a mamografia.
Além da importância na detecção precoce de doenças e na promoção da saúde individual, os resultados dos exames fornecerão um conjunto de dados úteis para direcionar políticas e ações voltadas à Saúde do Servidor na UFPB.
O exame médico periódico é um serviço gratuito e um direito do trabalhador público, previsto em legislação. Os custos serão arcados pela UFPB, que contratou, mediante processo de licitação, a empresa especializada Somesso para a realização do serviço.
As listas dos servidores convocados para os exames serão disponibilizadas na página www.progep.ufpb.br. Paralelamente, cada servidor será comunicado, por e-mail, sobre quando e como iniciar os procedimentos a partir do Portal de Serviços do Servidor do Sistema de Gestão de Pessoas - Sigepe.
Os servidores também podem consultar sobre sua convocação diretamente no Sigepe (https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br).
Passo a passo
A realização dos exames médicos periódicos envolve procedimentos muito simples e se dá em três etapas.
1ª ETAPA
Os procedimentos iniciam-se no Sigepe (https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br), acessando a guia “Saúde do Servidor”; em seguida, a opção “Exame Periódico”; e, depois, “Confirmação de Realização de Exame Periódico”.
Na página seguinte, o servidor deve realizar seu acesso ao Sigepe, escolhendo a opção “Sou Servidor ou Pensionista e li as Instruções de Acesso” e inserindo o número do seu CPF e a senha (é a mesma senha antes utilizada para acessar ao Siapenet).
Siga as instruções, concordando ou não concordando em realizar os exames*. No primeiro caso, selecione “emitir guias”. O sistema gerará automaticamente as guias de solicitação dos exames.
Após a emissão das Guias, lembre-se de preencher o formulário dos exames, utilizando o botão “avançar” no final da página.
2ª ETAPA
É a fase de realização dos exames pelo servidor. Ao final da lista das guias de solicitação que o servidor emitiu, constam os endereços dos laboratórios e clínicas credenciados que o servidor tem à disposição para fazer seus exames.
3ª ETAPA
Em posse dos resultados dos exames, o servidor deve entrar em contato com a empresa Somesso, pelos telefones (83) 3222-5149 ou 3222-4544, para agendar o horário da sua Avaliação Clínica.
Depois dessa avaliação, o servidor receberá um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), emitido por Médico do Trabalho.
_____
* O servidor que optar por não realizar os exames médicos periódicos deve formalizar sua intenção em um Termo de Recusa, assinar e entregá-lo à sua chefia, que deverá encaminhar o documento à CQVSST/Progep.
Mais informações podem ser obtidas no Manual do Servidor, na página da Progep (www.progep.ufpb.br), pelo telefone (83) 3216-7113 ou pelo e-mail: siassufpb@progep.ufpb.br.