Progep inicia processo anual de avaliação de desempenho

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou o cronograma do ciclo anual de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos em efetivo exercício há mais de 120 dias e de ocupantes de função gerencial, de coordenação ou chefia, sejam esses técnicos ou docentes.

A avaliação engloba todas as unidades acadêmicas e administrativas da instituição, inclusive do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), servidores da UFPB em exercício em outros órgãos e técnico-administrativos em estágio probatório. O processo utiliza a técnica de avaliação 360º, que envolve todos os membros de uma equipe de trabalho, e resulta em indicadores de performance do setor e dos indivíduos. O conceito atribuído ao desempenho individual é determinante para a progressão funcional e para a aferição de competências probatórias.

Etapas

A primeira etapa do processo de Avaliação de Desempenho 2018 será o cadastramento dos planos setoriais e dos planos individuais de trabalho de cada equipe, que deverá ser efetuado pela chefia da unidade, no período de 26 de março a 26 de abril. Os planos setoriais devem basear-se nas metas descritas para a unidade no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), principal instrumento de planejamento e gestão da UFPB.

Uma vez definido o planejamento anual do setor, os planos individuais de trabalho devem contemplar atividades e competências necessárias à consecução das metas da unidade. Os servidores terão prazo até 27 de abril para propor alterações e confirmar seus planos de trabalho.

"A definição dos planos em equipe é a forma mais eficaz para garantir o comprometimento de cada um para o alcance de resultados para a universidade, potencializando, assim, nossa capacidade de elevar a qualidade dos produtos e serviços que a sociedade espera da UFPB”, alerta o pró-reitor de gestão de pessoas Francisco Ramalho.

A segunda etapa será o preenchimento dos formulários de avaliação por todos os servidores técnico-administrativos e os servidores em função gerencial, inclusive do HULW, no período de 5 de novembro a 3 de dezembro. Os resultados serão divulgados em 10 de dezembro.

Todas as etapas do processo devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Recursos Humanos (SIGRH). Para ter acesso ao sistema, basta possuir login e senha e estar com o e-mail atualizado na plataforma.

No caso de técnico-administrativos em exercício em outro órgão (exercício provisório, colaboração técnica, cessão, requisição etc), as avaliações deverão ser enviadas por meio de ofício, a partir de 3 de setembro.

Desempenho institucional

A avaliação de desempenho do servidor é uma exigência legal prevista no Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP).

Na UFPB, o processo de Avaliação de Desempenho é realizado anualmente, desde 2014, por meio do Sistema de Gestão de Desempenho por Competências (SGDCom), sob a coordenação da Divisão de Gestão de Desempenho (DGD/Progep), tendo servido de modelo e inspiração a outras universidades federais brasileiras.

Além de viabilizar o planejamento do trabalho, contribuindo para o desenvolvimento institucional, o processo de avaliação de desempenho é fundamental para subsidiar a definição de diretrizes para a gestão de pessoas na UFPB e para aprimorar a compreensão do servidor sobre a importância de sua atividade na concretizaação das metas da instituição.

A equipe da DGD/Progep presta esclarecimentos e orientações sobre o ciclo avaliativo preferencialmente por e-mail ou por solicitação eletrônica via SIGRH (assunto: Avaliação de Desempenho - SGDCom).

ACS | Pedro Paz e Rita Ferreira