Programa da Capes seleciona para doutorado em Yale

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) indicará 20 candidatos brasileiros para o preenchimento de cinco vagas no curso de doutorado pleno do Programa Combinado de Ciências Biológicas e Biomédicas (Programa BBS) da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, que tem o objetivo de formar lideranças em pesquisa nessas áreas.

Os aprovados receberão bolsas para permanecer por até seis anos na instituição norte-americana. O tempo de duração é um dos diferenciais do abrangente e interdisciplinar Programa BBS, que prevê, no primeiro ano, de duas a três disciplinas por semestre e até quatro rodízios de laboratório. Somente depois disso será possível ao doutorando indicar um orientador de tese no laboratório em que pretende conduzir sua pesquisa. A mobilidade é financiada pela Capes durante os três primeiros anos do curso e assumida pela Universidade de Yale a partir do quarto ano.

A instituição oferece oito ênfases no programa: Bioquímica, Biologia Quantitativa, Biofísica e Biologia Estrutural; Biologia Computacional e Bioinformática; Imunologia; Microbiologia; Biologia Celular Molecular, Genética e do Desenvolvimento; Medicina Molecular, Farmacologia e Fisiologia Neurociência; e Biologia Molecular de Plantas.

Os interessados terão que passar por duas etapas de candidatura. A primeira delas é a submissão de proposta, na página da Capes, até 31 de agosto. A agência vai divulgar o resultado da pré-seleção em 10 de outubro, habilitando os aprovados a inscreverem-se em Yale, por meio de formulário on-line, no período de 24 de outubro a 10 de novembro. O resultado final será divulgado até fevereiro de 2019 e as atividades acadêmicas iniciarão em agosto do mesmo ano.

As informações detalhadas encontram-se no Edital nº 18/2018 do Programa Capes-Yale de Doutorado em Ciências Biomédicas.

ACS | Rita Ferreira. Foto: divulgação Yale.