Programa da TV UFPB apresenta obra de Paulo Freire em 30 vídeos disponíveis no youtube

Já estão disponíveis no youtube os 30 programas Paulo Freire Vivo, gravados pela TV UFPB, abordando a obra de Paulo Freire.

Paulo Freire Vivo é dirigido pela jornalista Danielle Huebra e apresentado pelo professor Afonso Celso Scocuglia, para quem, “esse vai ser o momento em que a sociedade poderá conhecer a obra deste recifense que é considerado um dos maiores pedagogos e filósofos do mundo”, declarou.

Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador, pedagogista e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira.

Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

Autor de Pedagogia do Oprimido, livro que propõe um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.

Foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 29 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos galardões como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986. Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.

(wikipedia)

O professor Afonso Celso Caldeira Scocuglia reforça que os programas estão disponíveis para quem tiver interesse de conhecer a obra de Paulo Freire pelo canal do You Tube da TV UFPB no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=lIyWt64Vmoc

ACS | Fernando Caldeira