Programa de Bolsas Chevening inscreve para 2017/18

A Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI/UFPB) informa que estão abertas, até 8 de novembro de 2016, as inscrições para o Programa de Bolsas Chevening para 2017/18. O programa é financiado pelo governo britânico e oferece bolsas de estudos de mestrado de até um ano de duração, para qualquer universidade do Reino Unido e em todas as áreas do conhecimento. O investimento nas bolsas representa o esforço governamental no desenvolvimento dos próximos líderes globais.

As bolsas são concedidas a estudantes com forte formação acadêmica e potencial de liderança, entre outros critérios de elegibilidade. O processo seletivo é bastante rigoroso e consiste no envio de documentação e cartas de recomendação, seguido de entrevista em inglês em embaixada ou consulado britânico. Os selecionados receberão bolsa para o pagamento das mensalidades, ajuda de custo, passagem de ida e volta em classe econômica para o Reino Unido e auxílios extras para cobrir gastos essenciais (incluindo visto).

Neste ano, os temas prioritários de estudo são:

- Comércio, Negócios & Indústria (Regulamentação Fiscal, Comércio, Transparência e Finanças, Transporte, Engenharia, Óleo e gás, Energia, Inovação Tecnológica/Digital, Cidades do Futuro);

- Segurança e Defesa (Segurança Global e Multilateral, Segurança Cibernética, Defesa Digital, Crime Transnacional, Drogas, Conflitos e Desarmamento);

- Desenvolvimento (Sustentabilidade, Nutrição, Agricultura Sustentável, Meio-Ambiente, Mudanças Climáticas e Medicina Tropical);

- Políticas Públicas & Governança (Inovação, Planejamento e Gestão, Relações Internacionais, Democracia e Justiça); e

- Esportes e Legado Olímpico (Administração Esportiva e Legado de Grandes Eventos, incluindo saúde esportiva e áreas correlatas).

A AAI/UFPB lembra que os processos para a bolsa de estudos Chevening e de admissão nas universidades britânicas são independentes. Além disso, recomenda que os candidatos preparem-se antecipadamente para realizar seu exame de inglês (TOEFL, IELTS, Pearson ou Cambridge).

Para se inscrever, os interessados devem acessar a página do programa: www.chevening.org.

ACS | Rita Ferreira, com informações da AII/UFPB