Programa de extensão do CCAE inicia atividades em Pocinhos

“Assessoria Secretarial e Gestão Solidária no Assentamento” é financiado pelo PROEXT 2013 do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da UFPB, Campus IV

Lilian Cristina e filhos de assentadosO Programa de Assessoria Secretarial e Gestão Solidária, após três meses de formação técnica e debates sobre os princípios da extensão rural e popular, iniciou suas atividades de campo em maio. Visitou quatro assentamentos, dentre eles, o Assentamento 1º de maio localizado no município de Pocinhos, no Cariri Paraibano.

O Programa de Extensão é financiado pelo PROEXT 2013 do Centrode Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) do Campus IV/ Litoral Norte.

As estudantes extensionistas Lilian Cristina Rodrigues dos Santos (Secretariado Executivo), Maria Stella Martins Silva D'Agostini  (Ciências Sociais) e Gabriel Fortes Normanton (Ciências Sociais), juntos com o colaborador Arnaldo ''negão'' estiveram no Assentamento e executaram o DRP (Diagnóstico Rural Participativo) como metodologia para compreender a realidade da associação dos assentados, tal como do assentamento em si. Todas as atividades do grupo foram supervisionadas pela Coordenadora do projeto, professora Maika Zampier.

Como resultado dessa visita, uma série de atividades de formação e de assessoria secretarial à diretoria da associação do assentamento será desenvolvida até o final do ano. O Programa de Extensão, através da execução do Projeto 1° de Maio, por estes extensionistas, organizará atividades que são parte do papel do programa, disseminar e problematizar o conhecimento acadêmico, aos que mais precisam deles, aqueles que darão uma função prática.

Programa PROEXT 2013: Assessoria a Associações de Beneficiários da Reforma Agrária - PB: Implantação de Gestão Solidária e Rede Local

O Programa do Coletivo de Extensão Popular: Assessoria Secretarial e Gestão Solidária é composto por seis projetos: 1) Projeto 1ª de maio; 2)Projeto Carnoió; 3) Projeto Pequeno Richard; 4) Projeto Antonio Eufrouzino; 5)Projeto Gravatá; 6) Projeto Vitória; que são desenvolvidos junto às Associações de Assentados da Reforma Agrária com conteúdos e ações transversais. Tem área de abrangência microrregional, englobando três municípios da região da Borborema sendo eles: Boqueirão, Pocinhos e Campina Grande. Serão envolvidas 247 famílias que vivem distribuídas em seis assentamentos e organizadas em seis associações.

Mais informações: Coletivo de Extensão Popular: Assessoria Secretarial e Gestão Solidária / UFPB - Coordenação professora Maika Zampier ( DCSA/ CCAE) – telefone  9694-1389 (TIM); email: maikazampier@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCAE