Programa de Extensão inicia ações em Centro de Reeducação

A equipe de “Ressocialização Feminina, Direitos Humanos e Cidadania” apresenta o projeto para as apenadas, além de oficinas de leitura e saúde da mulher

Nesta sexta-feira (7), às 9h, o Programa de Extensão “Ressocialização Feminina, Direitos Humanos e Cidadania” da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) fará sua primeira ação no Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão (CRFMJM). A atividade consistirá em um evento de apresentação do projeto para as apenadas, além de oficinas de leitura e saúde da mulher.

O programa visa promover ações integradas, visando fortalecer a política de direitos humanos e ressocialização de mulheres submetidas ao cárcere. Para tanto, foi dividido em três projetos, que consistem no monitoramento jurídico e acompanhamento da execução da pena, coordenado pelo professor Gustavo Batista, no desenvolvimento de ações preventivas em saúde pública e atendimento, orientado pelo o professor Eduardo Sérgio, e na implementação das diretrizes nacionais para o ensino no sistema prisional, qualificação para o trabalho e educação em direitos humanos, com o professor Timothy Ireland.

De acordo com o coordenador do programa Gustavo Batista, a Universidade vai agir em cooperação com a administração da penitenciária, produzir experiências para que elas possam dar continuidade, independente do projeto. “Se a gente conseguir produzir pautas ou projetos que possam dar continuidade nessa relação pedagógica e no acompanhamento da saúde, estaremos garantindo um espaço mais favorável para a própria ressocialização”, explica o professor.

Para a diretora do CRFMJM, Cinthya Almeida, a interação entre a sociedade civil, entidades parceiras e sistema penitenciário, permite a promoção de atividades positivas de reintegração das presas com as atividades do cotidiano. Segundo a psicóloga do presídio, Juliana Uchoa, parcerias como essa colaboram principalmente pelo fato do número de funcionários ser reduzido. “A gente fica um pouco de mãos atadas pela falta de pessoas, com programas como esse temos um aparato melhor e até como recorrer a outras pessoas através deles”, relata.

O evento de apresentação objetiva a aceitação do projeto frente às detentas. Para isso, haverá uma apresentação de toda a equipe e das atividades que o programa irá realizar. Em seguida, serão desenvolvidas oficinas de saúde da mulher e de leitura. A atividade está sendo realizada pelo Programa de Extensão “Ressocialização Feminina, Direitos Humanos e Cidadania” e pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) da UFPB, com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e Sonho Doce.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria