Programa de Licenciatura da UFPB recebe inscrições para ano letivo 2015

A Pró-Reitora de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza inscrições para professores de licenciaturas e alunos bolsistas do Programa de Licenciatura (PROLICEN) do ano letivo de 2015. As inscrições podem ser realizadas até 1º de abril, na Coordenação Geral do PROLICEN  no prédio da Reitoria no Campus de João Pessoa.

Podem participar professores da UFPB, como orientadores ou colaboradores, e acadêmicos dos cursos de licenciaturas ou outros afins como bolsistas para a melhoria dos cursos de Licenciaturas da instituição.

Para se candidatar, o aluno deve ter um Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou superior a 7,0 (sete) e que seja aprovado na seleção para bolsistas realizada pelo professor coordenador do projeto. Os projetos devem envolver a participação de mais de um Departamento e Centros de Ensino garantindo a articulação e a interdisciplinaridade das diversas áreas.

De acordo com o comunicado, podem apresentar projetos professores do quadro efetivo da UFPB, que tenham título de mestre ou doutor e não estejam licenciados ou afastados. Caso o professor coordenador se licencie ou afaste-se durante a vigência do projeto ele deve indicar um substituto à coordenação do PROLICEN através de ofício assinado pelo mesmo e pelo professor substituto assumindo os termos de responsabilidade junto ao PROLICEN.

Os alunos bolsistas selecionados como voluntários nos projetos deverão assinar contrato e entregar documentação na coordenação do PROLICEN, na Pró-Reitoria de Graduação, e cumprir 20 horas semanais de atividades no projeto, conforme plano desenvolvido junto ao professor coordenador, e participar dos eventos acadêmicos programados pela Coordenação do PROLICEN/PRG. Além disso, deve apresentar trabalhos completos ou resumos e relatório final das atividades.

Por outro lado, os bolsistas selecionados pelos coordenadores dos projetos deverão realizar a sua inscrição na coordenação do PROLICEN/UFPB apresentando os seguintes documentos: RG; CPF; dados bancários devidamente atualizados e ficha de inscrição.

O PROLICEN tem como objetivo desenvolver ações de melhoria da qualidade dos cursos de Licenciatura da UFPB e propiciar uma efetiva articulação dos cursos de Licenciatura com a Educação Básica, favorecendo a integração e a parceria da UFPB com a Rede Pública de Ensino. Pretende atender os princípios e ações que favoreçam a qualidade dos cursos, a garantia do ingresso, da permanência e da conclusão pelos alunos das diversas licenciaturas. Promove a interdisciplinaridade entre áreas de conhecimentos como também define atividades de intervenção nas áreas contempladas por cada projeto, objetivando favorecer a formação do licenciado e a melhoria da qualidade da Educação Básica.

Outras informações e esclarecimentos na Coordenação de Currículos e Programa da Pró-Reitoria de Graduação situada no prédio da Reitoria: pelo telefone (83) 3216-7135; ou no endereço eletrônico www.ufpb.br/prg.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo