Programa De Portas Abertas estreia na TV UFPB nesta sexta

ImprimirImprimir

No canal 43, às 18h desta sexta-feira (7), a TV UFPB começou a exibir os serviços que a UFPB disponibiliza para a população paraibana, por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão. De Portas Abertas foi vencedor do Proext (Programa de Extensão) e a sua realização conta com profissionais da emissora, professores e estudantes de Jornalismo e de Teatro.

 

Funcionando, desde maio deste ano, no canal 43 UHF, a emissora da Universidade Federal da Paraíba estreou sua programação local, na segunda-feira, 03. Conteúdos e formatos diversos, realizados pela equipe da TV, compõem a nova grade, ao lado da programação da TV Brasil, oferecendo à sociedade produções de qualidade com cunho alternativo, plural e cidadão.

 

Após finalizar a montagem de seus transmissores e passar por uma fase padrão de testes, o canal da Universidade Federal da Paraíba estreou parte de sua programação local na segunda-feira, 03 (confira lista abaixo). A TV UFPB, graças a um contrato firmado com a Empresa Brasil de Comunicação – EBC, está no ar desde maio deste ano, pelo canal 43 UHF, retransmitindo o sinal da TV Brasil para a grande João Pessoa.

 

Os programas, que vão da teledramaturgia ao formato jornalístico, com documentários e entrevistas, foram pensados e produzidos pela própria equipe da TV UFPB ou em coautoria com parceiros, buscando levar à população temas e informações relevantes, sob um olhar diferenciado e com a qualidade que se espera de produtos advindos de uma instituição que possui grande credibilidade junto à sociedade.

 

Arte, cultura, educação e cidadania são elementos presentes na nova programação da emissora, em formatos pensados para abordar conteúdo positivo, aliado a uma estética atraente. Produções desenvolvidas por realizadores independentes, instituições socioculturais, organizações não governamentais e outras emissoras públicas do Brasil e da América Latina complementam o conteúdo da TV.

 

Para o coordenador de programação, Júnior Pinheiro, a TV UFPB conseguiu montar uma grade tão diversificada e com programas de qualidade, porque a equipe da TV não parou de trabalhar em nenhum momento, nos últimos dois anos. “Funcionamos, todo este tempo, de forma interna, repensando o papel da televisão pública, discutindo, produzindo, aprovando projetos e firmando parcerias vitais para a estruturação da nova grade”, afirma.

 

Em 2013, outras produções que estão em andamento ou em fase de finalização deverão complementar o conteúdo oferecido pela TV universitária, que ganhará reforços importantes com a chegada dos equipamentos do novo estúdio, já adquiridos e com a vinculação da TV com o Núcleo de Produção em Comunicação e Artes – NPCA, do Centro de Comunicação Turismo e Artes – CCTA. Esta decisão, aprovada por unanimidade pelo Conselho do CCTA e aprovada pelo Conselho Universitário – Consuni, em reunião ordinária, no dia 08 de novembro, trará novas perspectivas para o futuro da emissora.

 

Programação (a partir de 03 de dezembro):

  • Olhar(segunda a quinta, 18:00): Um tema, um especialista de reconhecido saber na área e a oportunidade de conhecer seu ponto de vista, seu olhar sobre o assunto. Na primeira série de Olhar, sete especialistas (Muniz Sodré, Guido Lemos, António Fidalgo, Eliseo Verón, Marcos Palácios, Sandra Valdetaro, Henrique Antoun)  apresentam seu ponto de vista sobre Internet: viagens no espaço e no tempo.
  •  
  • De Portas Abertas(sexta, 18:00): A Universidade de Portas Abertas para a comunidade.  Os serviços e produtos que a UFPB disponibiliza para a população paraibana, por meio de seus diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão.
  •  
  • Realidade Brasileira – Grandes Pensadores(segunda a sexta, 19:00): Série especial, produzida pela Fundação Darcy Ribeiro e pela Escola Florestan Fernandes, que aborda a vida e o pensamento de grandes intelectuais do Brasil.
  •  
  • Entremeios(sábado, 15:30): Entre artistas, linguagens, obras e olhares, o programa traça um panorama da produção cultural na Paraíba, criando relações entre as diversas expressões artísticas no estado.
  •  
  • Letra Lúdica(interprogramas): Experiências pessoais de leitura são compartilhadas por diversas personalidades, incentivando o ato de ler.
  •  
  • Controle Cidadão(interprogramas): O TCE-PB e a TV UFPB levam à população informações sobre seus direitos e deveres e sobre contas públicas, formando cidadãos mais conscientes e participativos.
  •  
  • Previdência e Você(interprogramas): Desenvolvido em parceria com o INSS, o programa divulga os serviços oferecidos pela Previdência e esclarece dúvidas da comunidade, divulgando os direitos e deveres do cidadão junto à Previdência Social.

 

Ainda em Dezembro:

  • Vozes Abertas:Um espaço aberto para o vídeo popular e alternativo, produzido por comunidades e movimentos sociais.
  • Doc.BR:A TV UFPB, nos últimos anos, vem produzindo documentários de interesse público e qualidade premiada. Este espaço é dedicado a exibir estes materiais, bem como realizações advindas de outras emissoras públicas e projetos culturais do Brasil.
  • Novas Fronteiras:Programa especial, onde experiências de jornalismo, vivenciadas pelos estudantes de comunicação, se transformam numa revista eletrônica que une a notícia com interatividade.

 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB