Programa do HU da UFPB é destaque no Ministério da Saúde

O Proama participa de um laboratório de inovações em saúde ao adolescente e, no momento, está entre as trinta experiências mais inovadoras na área

Durante um laboratório de inovações em saúde do adolescente realizado em Brasília-DF, o Programa de Atenção Multidisciplinar ao Adolescente (Proama) foi classificado entre as 30 experiências mais inovadoras na atenção à saúde do adolescente em âmbito nacional. O laboratório teve como Coordenação Geral o Serviço de Saúde dos Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde (MS) e recebeu 90 inscrições de todo o país.

Duas fases já foram superadas: 1º - a apresentação de um texto e de um vídeo, produzido pela Assessoria de Comunicação; 2º - apresentação do Programa, em Brasília, pela Assistente Social Maria José Leite de Freitas, dias 25 e 26 de março; a terceira e última fase será uma visita de representantes do Ministério da Saúde ao Programa nestes dois próximos meses.

“É o reconhecimento do Programa e do trabalho da equipe por seu caráter criativo e comprometido com o pragmatismo social do adolescente. Brevemente estaremos informando a classificação final deste nosso serviço nesta importante seleção de âmbito nacional”, informa Rogério Monteiro, Assessor de Comunicação do HULW.

O Proama foi criado no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa, em agosto de 1991, por uma equipe interdisciplinar com o objetivo de promover uma atenção integral a saúde do adolescente a nível curativo e principalmente preventivo e educativo.

“Programa de Atenção Multidisciplinar ao Adolescente é muito mais que atender é cuidar é receber. Esse programa multidisciplinar que é composto por vários profissionais da área saúde entre eles médicos, ginecologistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas e fora toda a equipe de profissionais do HU que agente dispõe de profissionais estão voltados para atender esses adolescentes que chegam ao Proama”, explica a Coordenadora do Proama, Mariângela de Medeiros Barbosa.

“O adolescente vem aqui nos procurar e eles vão falar dos problemas relacionados à adolescência trabalham a timidez, relacionamento familiar, com seus pais, trabalham suas dificuldades próprias da adolescência, trazem isso e aqui agente conversa e trabalha. É uma terapia em grupo”, esclarece a Psicóloga, Nalícia Inês Bueno.

Contatos pelo telefone (83) 3216-7554.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria