Programa Pesquisa em Cena apresenta tratamento inovador para cárie

A segunda edição do programa “Pesquisa em Cena”, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresentou tratamento inovador para cárie que emprega tecnologia avançada desenvolvida em nanoescala, ou seja, micropartículas do tamanho de um átomo ou molécula.

Intitulada de “Nanotecnologia e Saúde Pública”, a palestra foi conduzida por André Galembeck, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), na tarde da terça-feira, 24 de abril, no Auditório da Prefeitura Universitária, no campus I, em João Pessoa. Durante a exposição, o pesquisador explicou que a proposta do método é utilizar formulações contendo nanopartículas de prata na prevenção e no combate à cárie.

Conforme a explanação, a fórmula é aplicada no dente com uma pequena esponja, permitindo que as nanopartículas penetrem na região cariada, que é porosa, e a prata iônica passa a ser liberada lentamente, garantindo eficiência por períodos relativamente longos. Seu efeito é matar as bactérias causadoras das cáries, que se multiplicam na saliva e aderem aos dentes sempre que se ingere açúcar. O produto tem, também, a vantagem de não causar manchas escuras nos dentes, como o tratamento convencional com prata. Além disso, a aplicação da fórmula é feita em até cinco minutos e tem custo em torno de R$ 1, aumentando, assim, as chances de universalizar esse tipo de atendimento odontológico na saúde pública.

A cárie dentária, de acordo com Galembeck, é prevalente em 90% da população mundial e ainda é um grande desafio para países em desenvolvimento, onde poucos têm acesso a serviços odontológicos. No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 17 milhões de crianças com menos de dois anos de idade nunca foram ao dentista.

Ao apresentar o palestrante, o pró-reitor de pesquisa Isac Medeiros reiterou que o conceito do “Pesquisa em Cena” é discutir temas relevantes de modo transversal, aproximar os grupos de pesquisa da UFPB e ampliar a interação com outras instituições de pesquisa.

Medeiros informou, ainda, que todas as palestras do programa serão disponibilizadas na página web da Propesq. A TV UFPB está realizando as gravações. As atividades do “Pesquisa em Cena” são gratuitas, abertas ao público e realizadas sempre na última terça-feira do mês. O tema e o convidado da edição de 29 de maio serão divulgados em breve.

ACS | Pedro Paz