Programa Universidade Participativa realiza primeira audiência pública

A reitora da UFPB, Margareth Diniz, participou, nesta quarta-feira (6), da 1ª audiência pública para debater o Programa Universidade Participativa. O programa serve como instrumento de base para tratar junto com a comunidade universitária o processo de discussão do orçamento, projetos, obras e serviços da Administração Central.

A audiência pública, realizada no auditório de Fonoaudiologia, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) teve início às 8h30 e ouviu os pedidos de professores, servidores e alunos dos Centros de Ciências da Saúde, Ciências Médicas e Hospital Universitário Lauro Wnderley (HULW). A audiência teve início com a composição da mesa diretora, formada pela reitora Margereth Formiga Diniz, vice-reitor Eduardo Rabenhorst, o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Reinaldo Nóbrega, diretor do Centro de Ciências Médicas Marco Antonio Vivo, diretor do HU João Batista e o Coordenador do Reuni, Gustavo Tavares.

Estavam presentes ainda os Pró-Reitores de Extensão e Assuntos Comunitários, Orlando de Cavalcanti Villar; de Assistência e Promoção ao Estudante, Thompson Lopes de Oliveira; de Graduação, Ariane Norma Sá; de Administração, Rosa Gondim: de Gestão de Pessoas, Francisco Ramalho; de Pós-Graduação e Pesquisa, Isac Almeida de Medeiros.

Margareth Diniz iniciou a audiência falando da satisfação em dar início ao Programa Universidade Participativo (UP) na área de saúde. “Oportunidade ímpar em que a gestão vai trabalhar junto à comunidade acadêmica para apresentar os problemas e perspectivas de solução”, disse a reitora.

A reitora explicou também, que é um espaço democrático que visa ampliar o processo de discussão do orçamento da UFPB, projetos, obras, serviços e açôes da Administração Central de interesse para todos da instituição. “Vamos duplicar os recursos para os centros de saúde da UFPB e manter os investimentos através do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”, garantiu Margareth, acrescentando que mesmo com o fim o Reuni a instituição vai manter o PDI de cada centro e que não irá interferir para o uso desses recursos, revelou a reitora.

O Coordenador do Reuni, GustavoTavares, explicou que o Programa Universidade Participativa é um instrumento de participação da instituição muito importante. “Nós não temos esta cultura e que ele se torne uma prática permanente na UFPB”, disse o coordenador.

Gustavo afirmou que são novos espaços de diálogos que estão sendo criados e que fazem parte da nova gestão da instituição. “Queremos inverter a lógica das decisões descentralizando as ações”, concluiu Gustavo.

Para finalizar a audiência, a reitora pediu aos Pró-Reitores que anotassem as reivindicações apresentadas pelos professores, servidores e estudantes nesta primeira audiência. ”O Programa Universidade Participativa foi elaborado para beneficiar estudantes e professores com as demandas de cada setor e esperamos que até o final do ano cada pró-reitoria possa dar uma satisfação aos pedidos apresentados” conclui Margareth.

As próximas audiências acontecem nas seguintes datas:

Dia 13/03/13 - 14:00 – 18h - Campus III

Grupo: CCHSA (Bananeiras)

Dia 20/03/13 - 08h – 12h - Campus I

Grupo: Biblioteca Central, Bibliotecas Setoriais

Local: Biblioteca Central

Dia 02/04/13 - 08h - 12h - Campus I

Grupo: PU, RU, Segurança, RUMF, RUF, EDU

Dia 10/04/13 - 08h – 12h - Campus I

Grupo: CT, CTDR, CCEN, CBIOTEC, CI, NTI, IDEP, EAD, CEAR

Dia 17/04/13 - 14h – 18h - Campus II

Grupo: CCA (Areia)