Projeto Cinema em Rede exibe o filme O Homem que não Dormia

O Cine Aruanda do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB) exibe nesta quinta-feira (10), às 19h, uma sessão do projeto “Cinemas em Rede”, com o filme “O Homem que não Dormia”. A exibição será simultânea em salas de cinema de oito universidades brasileiras.

O longa-metragem escolhido é de Edgar Navarro e mostra uma história repleta de conflitos psicológicos e um homem misterioso que assombra os habitantes de um vilarejo tirando-os de suas rotinas pacatas.

O filme do premiado cineasta, lançado em 2012 e vencedor de diversos prêmios tais como o 44° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e a 35ª Mostra Internacional de Cinemas de SP, traz elementos que marcaram a obra do diretor desde os filmes em super 8 que realizou nos anos 1970. “Esse é um projeto pretensioso escrito há 30 anos. Realizei diversas alterações no roteiro para estar seguro quanto ao o momento propício para filmar’’, diz Navarro.

“Cinemas em Rede” é um projeto desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), que interconecta cinemas universitários pelo país por meio da rede acadêmica. Após a sessão, será realizado um debate com o diretor do filme por web conferência.

Locais de exibição: CineUFSCar, Cine UFPel, Cine Aruanda (UFPB), Cine Arte UFF, Cine UFG, Cinemateca Brasileira, Cine UFRGS, Cine Metrópolis (Ufes), Cine UFBA e Cine Vila Rica (UFOP).

RNP – Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja opera e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.237 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa. http://www.rnp.br/.

Saiba mais sobre os Cinemas em Rede: http://culturadigital.br/cinemasemrede/.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria