Projeto da UFPB classificado no Prêmio Sergio Arouca 2011

O Pinab do Departamento de Nutrição, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), ficou em 5º lugar dentre várias experiências nacionais; receberá R$ 5.000

Saiu o resultado final do Prêmio Sergio Arouca de Gestão Participativa em Saúde, do Ministério da Saúde (MS), e o Projeto Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde (Pinab) - Departamento de Nutrição, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ficou em 5º lugar dentre várias experiências nacionais.

O Pinab conseguiu o prêmio na Categoria: Experiências Exitosas de Gestão Participativa em Municípios com mais de 50.000 Habitantes com o trabalho - Espaços de Diálogos como Estratégia para Formação de um Conselho Local de Saúde: Reflexões a Partir de Experiências de Educação Popular em João Pessoa/PB de autoria: Amanda Amaiy Pessoa Salerno; coautores: Aline da Silva Alves, Rafaela Caroline da Silva Gomes e Pedro José Santos Carneiro Cruz.

O projeto receberá um prêmio no valor de 5.000 reais para a experiência do Conselho Local de Saúde das comunidades onde atua o Pinab e da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde, passagem para receber o prêmio na 14ª Conferência Nacional de Saúde, e a  publicação do artigo completo no livro do Prêmio, publicado pelo MS.

O projeto é realizado nas comunidades de Jardim Itabaiana, Boa Esperança e Pedra Branca, no bairro do Cristo Redentor em João Pessoa/PB. Atua na Unidade de Saúde da Família “Vila Saúde” e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto dos Anjos. O PINAB desenvolve ações comunitárias de educação em saúde, segundo o referencial teórico da educação popular, à luz dos conceitos de Promoção da Saúde e de Segurança Alimentar e Nutricional, visando também compor aprendizagens na formação profissional dos extensionistas. Valoriza a interdisciplinaridade e a percepção do trabalho em saúde como um ato de compromisso social e construção permanente de cidadania.

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7990.

Agência de Notícias da UFPB/ Com informações da PRAC