O Projeto de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é premiado com selo de reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente pelo combate ao desperdício de alimentos.
“O aproveitamento da polpa de coco verde, como estratégia de redução de desperdício e combate à fome” é tema do projeto que é coordenado pela professora Ingrid Dantas do Departamento de Gastronomia do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR/UFPB) foi selecionado na Chamada Pública lançada pelo Ministério do Meio Ambiente no começo de outubro. Esse projeto foi contemplado na categoria processamento, e foi apresentado na sexta-feira (9) no seminário realizado dentro da programação da Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos 2018, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) de 5 a 10 de novembro, em Brasília-DF.
O projeto vem sendo executado há dois anos, e desenvolve receitas utilizando o albúmen comestível do coco verde (polpa), que é amplamente desperdiçado na capital paraibana. Em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), estas receitas vêm sendo difundidas para qualificação profissional de pessoas usuárias das cozinhas comunitárias do município, como estratégia de geração de emprego e renda e combate à fome.
Além do prêmio de reconhecimento, as práticas selecionadas na chamada pública serão publicadas em um material produzido pelo Ministério do Meio Ambiente para consulta pública e como estímulo à multiplicação destas práticas em outras regiões do país.