Os cursos de graduação da UFPB deverão contar, em breve com vídeos institucionais. O conteúdo, de até quatro minutos, servirá para mostrar como funciona cada curso e os profissionais que devem formar.
Por meio da técnica chamada storytelling, técnica que consiste em utilizar narrativas para compartilhar informações, conhecimentos e experiências, o Projeto de Extensão coordenado pelo professor Dorneles Neves, do Departamento de Mídias Digitais/CCHLA, já se encontra em execução. “Não mostramos apenas a Instituição, mas associamos uma narrativa ao projeto”, afirma o professor.
Os destinatários destes vídeos são, de acordo com o professor, externos a Universidade. Essas pessoas são futuros alunos que pretendem ingressar em algum curso da UFPB (mas que podem ter dúvida na escolha), os profissionais que são formados e até mesmo o campo de trabalho ou de atuação profissional. O primeiro vídeo já está disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=XUCxGYSJEDY e tem o curso de Comunicação em Mídias Digitais como foco central.
Na ordem de produção estão o vídeo institucional da UFPB (que deverá ter o debut no Fórum de Pró-reitores de Extensão, que se realizará na cidade de Campina Grande, entre os dias 02 e 04 de outubro, e obedecendo a um rodízio de produção por Centros, estabelecido pela equipe do projeto, está o curso de Arquitetura.
Os equipamentos utilizados na composição dos vídeos fazem parte da estrutura do curso de Comunicação em Mídias Digitais. São liberados pelo departamento do curso, câmeras e microfones profissionais para produção dos vídeos. Já a parte de edição do material produzido é feito no laboratório de informática também do curso.
Contribuição profissional
A equipe responsável pela criação, produção e edição dos vídeos é formada atualmente por três pessoas: o professor e orientador do projeto, Dorneles Neves e dois estagiários, que são alunos do curso de Comunicação em Mídias Digitais: Augusto Ygor Machado e Natan Pedroza. Eles reforçam o objetivo acadêmico do projeto de formar e preparar profissionais produtores de conteúdo.
De acordo com Ygor (responsável pela direção e produção) e Pedroza (responsável pela edição e finalização dos vídeos), a contribuição profissional dada pelo estágio tem sido enorme, apesar do trabalho ser recente. Eles salientam que a motivação foi a oportunidade de trabalhar com vídeo. Aprender escrever roteiro, a manusear a câmera, entrevistar pessoas, editar são só algumas das atividades executadas no estágio e que possibilita executar na prática o que foi aprendido em sala de aula. “É uma oportunidade muito boa. Estou colocando na prática o que aprendi com o professor em sala de aula”, disse Ygor.