Projeto de extensão do CCS/CCM seleciona estudantes voluntários

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de novos estudantes voluntários que atuarão no Programa de Extensão Universitária "Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica" (PINAB) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

São requisitos para se inscrever:

1) Preencher ficha de inscrição no Departamento de Promoção da Saúde (DPS) do CCM, das 8 às 12h, até o próximo dia 19;

2) participar integralmente da Mostra de Apresentação do Programa PINAB, no dia 20 de julho, às 14h, na Sala de Reuniões do Centro de Ciências Médicas (CCM), no campus I da UFPB;

3) declarar disponibilidade para atuação nos seguintes horários: a) às segundas-feira, de 17h às 19h, para reunião organizativa da equipe extensionista; b) às sextas-feira, de 13h às 17h, para atuar nas ações desenvolvidas pelo programa no território.

A seleção ocorrerá por meio da participação (obrigatória) na Mostra do dia 20 deste mês; seguida de entrevista, no dia 23 de julho, a ser realizada no Departamento de Promoção da Saúde do CCM, das 15h às 19h.

O PINAB tem como foco a construção de processos educativos, de trabalhos sociais e de ações comunitárias voltadas à Promoção da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no contexto da Atenção Primária à Saúde, através de abordagens orientadas pela pedagogia freiriana da Educação Popular.

As ações são construídas mediante o diálogo com trabalhadores da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde e atores sociais locais, particularmente em frentes de ação como a Horta Comunitária na USF, o Fórum Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional e a Calçada Amiga (uma ação de promoção da participação popular na gestão local das ações de saúde do território).

O Programa vem sendo desenvolvido há 11 anos com protagonistas do território das comunidades Jardim Itabaiana, Pedra Branca e Boa Esperança, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa-PB. Está vinculado ao Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e ao Departamento de Promoção da Saúde do CCM, ambos da UFPB.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7616.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria