Projeto de extensão do PPGAV apresenta exposição na Biblioteca Central

A Pinacoteca UFPB, com apoio do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), apresenta ao público de João Pessoa a exposição “Arte Eficiente” que questiona o termo “deficiência”, resignificando-o como “Eficiência”. A abertura será nesta sexta-feira (2), às 17h, na Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa. Os trabalhos ficarão em exposição até 30 de setembro, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h às 21h.

A exposição “Arte Eficiente” é fruto do trabalho iniciado em 2014/2015 e continuado em 2016, a partir do projeto de pesquisa ação/extensão “Artes Visuais & Inclusão”. Esse projeto é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), sob a coordenação de Robson Xavier, junto ao Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, a Fundação Centro de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), a Vila Vicentina Júlia Freire e a Associação Ame Down da Paraíba, com o apoio do Prolicen UFPB. Tem como intuito angariar apoio e parcerias para a continuidade das atividades dessas instituições.

“Hoje, diante do paradigma da ‘Inclusão’ que vem modificando o desenvolvimento e inserção social das pessoas com deficiências e limitações, e com a promulgação da Lei Brasileira da Inclusão em 2015, as universidades passaram a absorver projetos de inclusão em todas as áreas, na UFPB uma das pesquisas vigentes é o Projeto Artes Visuais & Inclusão”, comentou Robson Xavier, curador da exposição.

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7099.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria