Projeto de extensão ensina educação financeira às crianças

As aulas são ministradas na Escola de Educação Básica do Centro de Educação, no Campus de João Pessoa; atende a 66 alunos, na faixa de 6 a 11 anos

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Departamento de Finanças e Contabilidade, há dois anos está realizando um projeto na área de extensão denominado Educação Financeira para Toda a Vida. O trabalho está sendo feito junto à Escola de Educação Básica do Centro de Educação, Campus I, da UFPB.

A coordenação do projeto é do professor Wenner Lucena, do Departamento de Finanças e Contabilidade da UFPB, e atende a 66 alunos, na faixa dos seis aos onze anos de idade. As aulas são ministradas uma vez por semana, com duração de uma hora, cada. Os alunos recebem noções sobre o valor e o uso do dinheiro, de cartões de crédito, de cheques e demais conceitos relacionados às finanças, ensinadas na base da educação infantil.

O projeto é resultado do decreto 7.397, de 2010, que estabelece que toda escola deve ministrar aulas sobre Educação Financeira. Atualmente está em fase experimental em Minas Gerais, São Paulo e Ceará. Mas, na Paraíba, a UFPB aderiu à ideia.

Segundo Danielle Karla Vieira e Silva, professora que postou texto sobre o assunto no endereço http://efufpb.blogspot.com.br, a ideia do projeto começou a se configurar a partir de um curso de especialização em Finanças Empresariais em 2008, onde foi observado em vários momentos, junto aos alunos, o total despreparo para controlar suas despesas.

Ao longo dos anos, acrescentou a professora, “a vontade de criar um projeto que contribuísse com a sociedade e fizesse com que as pessoas conhecessem, um pouco mais, como administrar seu próprio dinheiro veio cada vez mais aumentando. Assim, surgiu a necessidade de escrever um artigo na área e principalmente porque este curso de especialização culminava no final com uma monografia. Com isso, foi conhecida a Teoria dos Prospectos, que trata das finanças comportamentais, ou seja, o comportamento psicológico das pessoas influi no processo de decisão financeira dos seres humanos”.

Ela disse também que em 30 de março de 2012 submeteu o projeto ao Programa de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Cabe ressaltar que, antes da submissão, teve que obter o aval da Coordenação e do Departamento do curso de Ciências Contábeis.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias