Projeto de Extensão Pinab inscreve novos estudantes da UFPB

Podem participar estudantes do primeiro ao último período de graduação do curso de Nutrição; as inscrições serão realizadas durante toda a semana, no Campus I

A partir desta segunda-feira (5), começam as inscrições para ingresso de novos estudantes extensionistas no Projeto Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB), vinculado ao Departamento de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac) e o Ministério da Educação, por meio do Programa de Apoio a Extensão Universitária (PROEXT) - MEC/Sesu.

Podem se inscrever, de forma gratuita, estudantes, do primeiro ao último período de graduação do curso de Nutrição da UFPB. As inscrições serão realizadas durante toda a semana no Departamento de Nutrição nos período manhã e tarde ou através do email: pinab.ufpb@yahoo.com.br. Os candidatos devem ainda estar presentes no evento de apresentação do Projeto, que ocorrerá nesta sexta-feira, (9), a partir das 14hs, no auditório do Centro de Ciências da Saúde da UFPB.

Os selecionados devem ter disponibilidade nos horários do Projeto (de terça a sexta-feira à tarde e na segunda-feira das 17h às 19h).

O Projeto

O PINAB atua há quatro anos nas comunidades de Jardim Itabaiana, Boa Esperança e Pedra Branca, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa com ações desenvolvidas em parceria com associações de moradores e serviço públicos daquela área: a Unidade de Saúde da Família Vila Saúde e a Escola Municipal Augusto dos Anjos. Concentra suas ações em uma população de cerca de 530 pessoas, através de grupos operativos, como o: Saúde na Comunidade e os Escolares.

A partir dos fundamentos teóricos da Educação Popular, a experiência do PINAB tem buscado acumular a construção de estratégias metodológicas inovadoras no âmbito da Promoção da Saúde, da Segurança Alimentar e Nutricional e do Direito Humano à Alimentação Adequada. O Projeto se caracteriza como extensão universitária popular, por traduzir-se num trabalho social, desenvolvido com a intencionalidade de articular ações de pesquisa e ensino a partir dos problemas e da realidade percebidos na extensão, buscando atuar junto com a população em seus esforços para a superação das desigualdades sociais, rumo à emancipação social.

Configura-se em uma oportunidade para aprimoramento das contribuições universitárias à consolidação de políticas públicas inclusivas e democráticas, que facilitem o acesso e a participação das classes populares em programas que visem à realização dos direitos sociais, como Bolsa Família, Saúde na Escola e Programa Saúde da Família.

Mais informações no Departamento de Nutrição, telefone 83 3216-7499, ou pelo correio eletrônico pinab.ufpb@yahoo.com.br.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do Pinab