Projeto de Extensão PINAB seleciona novos estudantes

Podem se inscrever até 6 de junho estudantes do primeiro ao último período de graduação de qualquer curso da UFPB ou de outras instituições de ensino superior

Serão realizadas até o dia seis de junho as inscrições para ingresso de novos estudantes extensionistas no Projeto de Extensão Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB), vinculado ao Departamento de Promoção da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com apoio da Coordenação de Educação Popular (COEP), da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) e o Ministério da Educação, por meio do Programa de Apoio a Extensão Universitária (PROEXT) - MEC/Sesu.

Podem se inscrever, de forma gratuita, estudantes, do primeiro ao último período de graduação de qualquer curso da UFPB ou de outras instituições de ensino superior. As inscrições devem ser feitas no Departamento de Promoção da Saúde no Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus de João Pessoa, nos períodos manhã e tarde ou através do e-mail: pinab.ufpb@gmail.com.

Os interessados devem estar presentes na Mostra de apresentação do Projeto, que ocorrerá no dia sete de junho, das 13h às 17h30, na Capela do Centro de Vivências da UFPB. Os selecionados devem inicialmente ter disponibilidade nos seguintes horários: sexta-feira à tarde, segunda-feira das 17h às 19h e mais um turno da semana a ser definido ou sábado pela manhã.

O Projeto

O PINAB atua há 6 anos nas comunidades de Jardim Itabaiana, Boa Esperança e Pedra Branca, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, com ações desenvolvidas em parceria com associações de moradores com a Unidade de Saúde da Família (Vila Saúde) e a Escola Municipal Augusto dos Anjos. Atuando através de grupos operativos, como: o grupo Saúde na Comunidade, os Escolares e o grupo Mobilização Popular. Além disso, os extensionistas realizam visitas domiciliares e participam ativamente na gestão compartilhada do projeto.

O Projeto utiliza a Educação Popular como eixo metodológico, privilegiando o diálogo e a construção conjunta dos saberes como meio essencial e se vislumbra a emancipação social, a autonomia do popular e a promoção da saúde como objetivos-fins. Portanto, é uma iniciativa dialógica empreendida por comunidade, equipes de saúde, estudantes e professores sobre a realidade objetiva, a partir de sua análise crítica e das subjetividades ali presentes.

Nessa dimensão, constituindo ações centradas no diálogo de saberes, preza que os extensionistas tenham como pré-requisito: o compromisso e pró-atividade. Isso corrobora com algumas das atuais políticas e fundamentações teóricas de formação estudantil, as quais afirmam ser importante inserir os estudantes o mais precocemente possível em contato com a realidade social da população brasileira, permitindo-lhes apreender os desafios, limites e potencialidades do trabalho em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde a partir de sua interação participativa com o mundo concreto, seus problemas e seu permanente movimento.

Mais informações pelo e-mail: pinab.ufpb@gmail.com

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria