Projeto de Extensão Vidas Paralelas Paraíba abre inscrições

A seleção para novos estudantes extensionistas começa nesta segunda-feira (5), no Centro de Ciências da Saúde da UFPB, no Campus de João Pessoa

A partir desta segunda-feira (5), começam as inscrições para ingresso de novos estudantes extensionistas no Projeto de Extensão Vidas Paralelas Paraíba, vinculado aos Departamentos de Fisioterapia e de Promoção da Saúde da Universidade Federal da Paraíba UFPB), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac) e o Ministério da Educação, por meio do Programa de Apoio a Extensão Universitária (PROEXT) - MEC/Sesu.

Podem se inscrever, de forma gratuita, estudantes, do primeiro ao último periodo de graduação da UFPB, especialmente aqueles das áreas de Saúde, Humanas, Cultura e Educação.

As inscrições serão realizadas durante toda a semana na sala do PROGEPS (Programa de Educação Popular em Saúde), Bloco Arnaldo Tavares,1º andar, que se localiza no Centro de Ciências da Saúde (CCS) nas vizinhanças das coordenações de enfermagem, medicina e nutrição, nos período manhã e tarde, e serão consolidadas mediante a presença integral dos candidatos no evento de apresentação do Projeto, o qual ocorrerá no sábado, dia 10 de março de 2012, a partir das 8hs, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde da UFPB.

Os selecionados devem ter disponibilidade nos horários do Projeto (nos sábados pela manhã e 1 turno  durante a semana – a ser pactuado-, e toda sexta, das 17h às 19h). Deve ter a presença integral no evento de apresentação do Projeto, a ser realizado no próximo dia 10 de março (sábado), no auditório do CCS, no horário das 8h às 10h.

O Projeto

O projeto Vidas Paralelas Paraíba é uma ação inovadora no campo da cultura e da saúde do trabalhador brasileiro e constitui uma proposta de ação nacional para a qualificação do controle social em saúde do trabalhador. Originou-se como uma estratégia compartilhada dos Ministérios da Cultura e Saúde, Universidade de Brasília e Rede Escola Continental em Saúde do Trabalhador (REC_ST), entre as áreas de saúde e cultura do trabalhador brasileiro, tendo apoio das centrais sindicais do Brasil.

A sua realização busca revelar o cotidiano do trabalho pelas lentes de representantes das diferentes categorias de trabalhadores e trabalhadoras no Brasil, por meio da construção de uma consciência crítica e reflexiva sobre a temática da saúde e cultura.

A construção de um novo olhar sobre essas temáticas requer um trabalho de formação cidadã e emancipatória, possibilitando aos trabalhadores a expressão artística e a realização de registros visuais, com os quais dialogam em diferentes formatos de mídia segundo suas próprias visões de mundo, respeitando-se as diferenças regionais e locais no território brasileiro. Isso possibilita o estabelecimento de um intercâmbio de informações e experiências, e a construção coletiva de estratégias de enfrentamento da realidade.

A expectativa do Projeto consiste, portanto, em valorizar a construção simbólica da questão de saúde e cultura do trabalhador, estimulando a expressão artística e cultural como forma de transformação social e recriação do ambiente de trabalho, formando novos perfis profissionais comprometidos com a ética e a sensibilização e mobilização no mundo do trabalho para a qualidade de vida e cidadania.

Na Paraíba

No Estado da Paraíba, é desenvolvido desde 2008, como ação de extensão universitária do Departamento de Fisioterapia e do Departamento de Promoção da Saúde (desde 2010), com apoio do Programa de Educação Popular em Saúde e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

As atividades são orientadas pelo referencial teórico metodológico da Educação Popular e são constituídas por trabalhadores e seus parceiros representativos: movimentos sociais, sindicatos ou entidades da sociedade civil organizada. Sendo assim estratégias de diálogo, organização político-social e troca de experiências de vida, se apresentam como cenário no compartilhamento de cultura e saúde do trabalhador oportunizando o crescimento coletivo e uma melhor qualidade de vida.

Mais informações no Departamento de Promoção da Saúde, pelo correio eletrônico pvppb11@gmail.com ou no telefone (83) 3216-7242.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da PRAC