Projeto do GAPPE/UFPB favorece transparência pública em educação básica na Paraíba

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Um convênio celebrado entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB) possibilitou o desenvolvimento do Projeto Indicadores de Desempenho dos Gastos Públicos em Educação Básica na Paraíba que, em linhas gerais, possibilita a toda sociedade a fiscalização e o acompanhamento dos gastos dos 223 municípios paraibanos com a educação básica.


Para acessar todos os 335 indicadores de desempenho em educação básica na Paraíba disponibilizados no site do TCE, basta o interessado clicar no banner IDGP – Indicadores de Desempenho dos Gastos Públicos na Paraíba, explicou Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida, membro do Grupo de Apoio à Pesquisa e Planejamento Econômico (GAPPE), do Departamento de Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (DE/CCSA), responsável pelo desenvolvimento do projeto.


Formado pelos professores Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida, Fernanda Santos Sarmento da Silveira (Coordenadora), Hilton Martins de Brito Ramalho, Ignácio Tavares de Araújo Júnior, Maria da Conceição Sampaio de Sousa e Paulo Fernando de Moura Bezerra Cavalcanti Filho, o GAPPE/UFPB informa que o projeto foi desenvolvido também com a participação do professor Luiz de Sousa Júnior, do Centro de Educação, e a partir de um convênio celebrado entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), na gestão do então reitor Rômulo Polari, com o intuito de criar e sistematizar indicadores relacionados à área de educação básica no estado. A pretensão maior deste projeto é que esses indicadores educacionais possam subsidiar a sociedade paraibana na geração e identificação de possíveis soluções para a melhoria do acesso e qualidade da educação pública.

 

A equipe do projeto visitou várias escolas de municípios paraibanos, com entrevistas aos seus diretores e registro fotográfico da situação local, constatando a precariedade de muitas, mas também identificando as experiências exitosas de gestão escolar.


Além da geração dos indicadores educacionais distribuídos em cinco grandes grupos, a equipe técnica do Departamento de Economia da UFPB desenvolveu o aplicativo IDGPB Web, que corresponde a um sistema protótipo que visa facilitar o acesso aos indicadores selecionados para a rede municipal e estadual de ensino de modo interativo e em diferentes níveis geográficos (municípios, microrregiões e mesorregiões).

 


Apresentação pública
Para tornar popular o acesso desse novo mecanismo de fiscalização e controle social em relação a educação básica na Paraíba, a equipe vai apresentar o projeto na terça-feira (11), às 9 horas, no Auditório do TCE/PB, para toda sociedade.
 

Fonte: 
ASCOM/Reitoria