Ministrado por Torquato Joel o II Laboratório Paraibano de Jovens Roteiristas reuniu jovens de diferentes cidades do interior paraibano na cidade do Congo
Aconteceu no último fim de semana, na cidade do Congo PB, o II Laboratório Paraibano de Jovens Roteiristas - JABRE 2012. O projeto reuniu 10 jovens de diferentes cidades do interior paraibano com a proposta de incentivar e orientar os participantes na elaboração de roteiros para cinema.
Foram premiados 4 argumentos: os vídeos de Ismael Moura (Cuité PB), Adriano Roberto (São José dos Ramos), Allan Marcus (Alagoa Grande) e Luciana França (Catolé do Rocha) que serão rodados nos próximos meses. O cinema paraibano vem ganhando força fora do eixo João Pessoa/Campina Grande. "Ações como esta tem por objetivo descentralizar a produção audiovisual do estado, incentivando o surgimento de novos artistas e refletindo diretamente na melhoria do turismo e da economia das pequenas cidades" destaca Torquato Joel, cineasta e ministrante das oficinas.
Para Ismael Moura (31) a participação no Jabre foi decisiva na concretização de seu projeto - um filme de ficção que retrata desejo dos jovens da zona rural em deixar suas casas e irem para os centros urbanos cada vez mais cedo - Ismael pretende gravar o filme até o fim deste ano e espera que tenha uma boa circulação em mostras e festivais do Brasil.
O Jabre é uma realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Projeto ViAção Paraíba, Projeto Cinestésico, com o apoio da Prefeitura Municipal do Congo, Pousada Paraíso da Serra e Associação Cultural do Congo, Pigmento Cinematográfico, Fajuta Produções e "Por Que Não? filmes".