Projeto Pinab da área de saúde seleciona novos extensionistas

Podem se inscrever, gratuitamente, estudantes do primeiro ao último período de graduação de qualquer curso da UFPB ou de outras instituições de ensino superior

Prosseguem até quinta-feira (17) as inscrições para ingresso de novos estudantes extensionistas no Projeto de Extensão Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB), vinculado ao Departamento de Promoção da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Recebe apoio da Coordenação de Educação Popular (COEP) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) e o Ministério da Educação, por meio do Programa de Apoio a Extensão Universitária (PROEXT)- MEC/Sesu.

Podem se inscrever, de forma gratuita, estudantes do primeiro ao último período de graduação de qualquer curso da UFPB ou de outras instituições de ensino superior. As inscrições serão realizadas até quinta-feira (17) na recepção do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPB, Campus I, nos períodos manhã e tarde ou pelo e-mail: pinab.ufpb@gmail.com.

Os interessados devem estar presentes no Seminário de apresentação do Projeto, que ocorrerá no sábado (19), a partir das 8h, no Centro de Ciências Médicas da UFPB e no City Tour para apresentação do território de atuação do projeto, a ser realizado no dia 26 deste mês, a partir das 8h, no bairro Cristo Redentor. Os selecionados devem inicialmente ter disponibilidade nos seguintes horários: sábado à tarde, segunda-feira das 17h às 19h e mais um turno da semana a ser definido.

O Projeto

O PINAB atua há 6 anos nas comunidades de Jardim Itabaiana, Boa Esperança e Pedra Branca, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, com ações desenvolvidas em parceria com equipamentos sociais, como a Associações de Moradores, a Unidade de Saúde da Família (Vila Saúde), a Associação Promocional do Ancião (ASPAN) e a Escola Municipal Augusto dos Anjos, atuando através dos grupos operativos: Saúde na Comunidade, Idosos, Escola, Terapia Comunitária, Horta e Cursos.

Além disso, os extensionistas realizam visitas domiciliares e participam ativamente na gestão compartilhada do projeto. O Pinab utiliza a Educação Popular como eixo metodológico, privilegiando o diálogo e a construção conjunta dos saberes como meio essencial e se vislumbra a emancipação social, a autonomia do popular e a promoção da saúde como objetivos-fins.

Mais informações pelo e-mail: pinab.ufpb@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria