Projeto Segunda Tela para a Educação recebe destaque no Ministério da Cultura

Desenvolvido pela Rede de Pontos do Pontão da Caatinga o projeto contou com a colaboração de bolsistas do curso de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da empresa Leme Ideias que Navegam.

A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, recebeu nesta semana, a visita do coordenador do Pontão de Cultura Digital Multivisual Net Caatinga, da Paraíba, Durval Leal Filho, apresentar um projeto inovador de tecnologia digital para sala de aula, o Segunda Tela para a Educação, desenvolvido pela Rede de Pontos do Pontão da Caatinga.

O projeto foi elaborado em cima do conceito do "Segunda Tela", que é uma forma interativa de ampliar as informações sobre determinado conteúdo digital, por meio de comentários, fotos, animação e até mesmo com games(gaimeficação). A proposta do Pontão da Caatinga é da elaboração de um projeto de Segunda Tela para os produtos digitais realizados, com apoio do Programa Cultura Viva (SCDC/MinC), pela Rede de Pontos da Caatinga. Além do MinC, a proposta também foi apresentada ao Ministério da Educação (MEC).

O Pontão da Caatinga foi conveniado com o CulturaViva no edital de 2009, com um projeto de capacitação em cultura digital de 150 alunos e 35 professores, mediante a produção de 35 vídeos documentários sobre seis municípios da Paraíba e um de Pernambuco, envolvidos no projeto, além de uma série de televisão e elaboração de Kits de DVDs, sobre os dois trabalhos, para serem distribuídos nas escolas públicas da Paraíba e Pernambuco.

A meta do projeto foi extrapolada e a produção de conteúdo acabou sendo bem maior. Foram realizados 62 vídeos, sete programas de televisão, um blog e a proposta do Segunda Tela para a Educação. O coordenador do Pontão da Caatinga, Durval Filho, disse que o projeto envolveu 250 pessoas em trabalhos diretos de elaboração de conteúdo e alcançou um público de outras 5 mil pessoas, que assistiram os vídeos ou tiveram contato com os Pontos de Cultura da Rede.

Tanto os vídeos documentários quanto os programas de televisão, produzidos pela rede de Pontos de Cultura Digital da Paraíba, tiveram como foco o bioma da Caatinga, a identidade cultural da região, a memória e a preservação do meio ambiente.

Ascom - Reitoria com informações do Ministério da Cultura