O Projeto da UFPB promove neste sábado (17), das 8h às 12h, na Baía da Traição, a terceira sessão de Cineclube de Educação Popular e Saúde do Trabalhador
O Projeto "Vidas Paralelas Paraíba", vinculado ao Departamento de Promoção da Saúde e ao Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promove neste sábado, 17, das 8h às 12h, a terceira sessão de Cineclube de Educação Popular e Saúde do Trabalhador. O evento será na cidade de Baía da Traição e terá como temática Educação Popular e Trabalho, valorizando a comunidade local, em especial os pescadores e povos indígenas.
O Projeto “Vidas Paralelas Paraíba” é uma proposta de ação compartilhada realizada em todas as unidades da federação, e ancorada no Estado da Paraíba como atividade de extensão da UFPB, com o objetivo de apresentar o trabalhador brasileiro e o mundo do trabalho a partir do seu próprio olhar. O Cineclube foi criado nesse contexto pretende criar um espaço de discussão, reflexão e problematização, a partir da realidade da Atenção à Saúde do Trabalhador. Para isso, são valorizados os fundamentos culturais, artísticos e de expressão dos próprios trabalhadores e trabalhadoras.
Através da exibição de filmes sobre os saberes populares em diálogo com os saberes científicos, a realidade do mundo do trabalho e a educação popular como caminho de aproximação transformadora, diferentes facilitadores, professores da UFPB e representantes de movimentos populares colaborarão com o andamento dos debates. Eles deverão elaborar considerações, reflexões e posicionamentos sobre o atual contexto de desafios da Saúde do Trabalhador em nosso Estado.
Esta constitui mais uma etapa de intensificação da estadualização do Projeto "Vidas Paralelas", que manteve a última reunião do Fórum de Educação Popular e Saúde do Trabalhador (em novembro) no município de Campina Grande-PB, às margens do Açude do Bodocongó. Esse trabalho é desenvolvido em parceria com o Programa Interdisciplinar de Ação Comunitária da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) da UFPB.