Projetos de pesquisas receberão reforço do Instituto de Ciência e Tecnologia

ImprimirImprimir

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lança o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). O lançamento acontece durante a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017”, promovida até 29 deste mês.  Neste período o INCT-CPCT vai realizar uma série de ações de divulgação científica, dando visibilidade às estratégias da coordenação nacional da Semana. Será feito o planejamento de comunicação e a cobertura das programações promovidas por alguns grupos integrantes da rede.

 

Essa atuação na Semana inaugurará as atividades de comunicação da ciência que integram a própria natureza do INCT-CPCT. Para isso, uma estratégia foi a criação de uma fanpage no Facebook, que será uma das janelas de divulgação científica e de diálogo com diferentes públicos de interesse. Mais do que um espaço de visibilização das ações do Instituto, a ideia é que esse espaço se constitua como uma ambiência inovadora de comunicação pública da ciência, a partir da geração de conteúdos exclusivos para a reflexão e discussão sobre a ciência brasileira e sua popularização.

 

O INCT-CPCT conta com um Comitê Gestor, que, além dos coordenadores, é formado também por membros representantes de grupos de pesquisa de quase todas as regiões brasileiras: Maria Ataide Malcher (Universidade Federal do Pará), Tattiana Gonçalves Teixeira (Universidade Federal de Santa Catarina) e Yurij Castelfranchi (Universidade Federal de Minas Gerais). A composição desse Comitê tem como proposta compartilhar as principais decisões e ações nucleares do INCT-CPCT, não apenas dividindo os esforços como potencializando a capilaridade das ações do Instituto.

 

Em conjunto, esse comitê liderará as atividades a serem desenvolvidas pelas instituições participantes da rede: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (IP/JBRJ), Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Museu da Amazônia (MUSA), Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ),  Oregon State University – OSU, Estados Unidos e Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati – SISSA, Itália, além de instituições da Argentina, Colômbia, Alemanha, França , Reino Unido e China. Atuará também como parceira a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), mantenedora da TV Brasil que em João Pessoa tem como associada a TV UFPB da Universidade Federal da Paraíba.

 

Além dessas instituições, o INCT-CPCT, nas diferentes frentes de ações, desenvolverá projetos junto a outros órgãos de C&T, públicos e privados, redes de mídia, escolas, museus, entre outras. A proposta é gerar impactos reais na prática e na pesquisa da comunicação pública da C&T no país, consolidando a rede de grupos de pesquisa como uma referência e subsidiando novos programas e políticas na área.

 

Sobre os INCT’s
Os Institutos de Ciência e Tecnologia (INCT) são projetos de pesquisa de alto impacto, de médio a longo prazos, realizados a partir da constituição de redes de instituições que, em cooperação, voltam seus olhares e esforços para a solução de problemas nacionais em áreas estratégicas do conhecimento científico. Têm como missão também a formação de pesquisadores e o apoio à estruturação de laboratórios de ensino e pesquisa.

 

Informações na página: www.facebook.com/inct.cpct/; ou pelo e-mail: inct.cpct@gmail.com.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: